10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começa nesta quinta-feira

A partir de quinta-feira, 6 de setembro, começa o 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado que irá reunir o melhor da gastronomia da cidade e do Uruguai com uma programação de dar água na boca. Até o dia 16 de setembro, quem visitar a cidade poderá curtir 20 estações de comida de rua, oficinas e workshops gratuitos na Rua Coberta, concursos gastronômicos e os tradicionais festins, jantares harmonizados com chefs convidados. 

Este ano o Uruguai é o país convidado inspirando os pratos criados exclusivamente e a programação cultural que irá levar cerca de 50 atrações para diferentes pontos da cidade. As estações de comida de rua irão oferecer pratos salgados a R$ 25 e doces a R$ 15 ao lado de sete cervejarias e sete bodegas de vinho uruguaias convidadas. Além disso, nove chefs que atuam em restaurantes de Punta del Este irão assinar os seis festins da programação. Coordenada pelo Senac de Gramado, a Cozinha Experimental instalada na Rua Coberta apresenta 31 oficinas dos mais variados assuntos ligados à gastronomia, todas gratuitas e abertas ao público.

A poucos dias do evento, os últimos ajustes estão sendo finalizados pela cidade com a montagem do evento. Até quinta-feira, todas as 20 estações de comida de rua e a estrutura da Cozinha Experimental na Rua Coberta já estarão instaladas.

O 10º Festival de Gastronomia de Cultura de Gramado acontece de 6 a 16 de setembro e é realizado pela Gramadotur com promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, co-realização da Abrasel e apoio institucional da Dirección General de Turismo – Intendencia de Maldonado.

Definidos os finalistas do Concurso Melhor Chef

Três chefs da região das Hortênsias foram selecionados no último sábado para disputarem a final do Concurso Melhor Chef do 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado que começa nesta quinta-feira, 6 de setembro.

Alexsander Thomaz Canaparro, Jardel de Souza Costa e Manoel de Oliveira foram os melhores colocados entre os 12 participantes na seleção que aconteceu no último sábado, 1º de setembro, na cozinha do Senac, em Gramado. Agora eles se preparam para executar mais uma vez seus pratos na grande final dia 8 de setembro na Cozinha Experimental do Senac na Rua Coberta.

Formado pelas chefs Roberta Rech e Natalia Tussi e pela colunista de gastronomia Liane Weber, o júri levou em conta o tema do concurso “O mar chegou a mesa. Brasil, Uruguai e seus pescados’’.

“Avaliar os doze pratos participantes do concurso não foi tarefa fácil! Cada um revelou a experiência, o estilo e a alma de cada cozinheiro. Doze interpretações completamente distintas do tema proposto. Um festival de sabores e cores incríveis! Estão todos de parabéns! Escolhemos os três que melhor harmonizaram os ingredientes dentro do tema do concurso, as técnicas de preparação e a apresentação dos pratos, deixando o gostinho de quero mais!”, avaliou Liane.

Organizado pelo Senac em conjunto com a Gramadotur e a Abrasel – Hortênsias, o Concurso Melhor Chef é a oportunidade para profissionais da gastronomia da região mostrarem seu trabalho. “A cada ano o nível dos competidores aumenta, este ano tivemos ótimos chefs e pratos maravilhosos, infelizmente só podemos selecionar os três melhores que irão participar da final. O concurso é um dos grandes momentos do Festival e é de extrema importância, pois valoriza nossos chefs e a gastronomia dos países homenageados dando oportunidade de eles se destacarem e crescerem na profissão”, explica Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado.

No dia 8 de setembro, os finalistas terão 1 hora para executar mais uma vez o prato para os jurados. Os três recebem premiação e o grande vencedor leva para casa o troféu Concha de Cristal (produzido pela Cristais de Gramado) e uma seleção especial de prêmios incluindo um jogo de panelas Oxford.

Chefs e pratos selecionados (sem ordem de colocação):
Jardel de Souza Costa, do restaurante San Tao
Prato: Paella à Baiana

Alexsander Thomaz Canaparro, do restaurante La Caceria
Prato: Mil Ojos

Manoel de Oliveira, do restaurante La Braise
Prato: Textura de Merluza

 

Programação com recursos de acessibilidade

Com a intensão de proporcionar ao maior número de pessoas a experiência do projeto Cozinha Experimental, série de aulas e workshops abertas ao público que acontece dentro da programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, a edição desse ano contará com recursos de acessibilidade. Em seu segundo ano, a parceria do evento com a Ubook, primeiro serviço de assinatura de audiolivros por streaming do Brasil, disponibilizará os áudios das atividades.

Serão distribuídos, no total, 200 cards para acesso digital à plataforma da empresa, onde estarão disponibilizando os audiolivros das aulas realizadas durante a décima edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. O cartão terá validade de um mês, após a primeira utilização. O Ubook está disponível para Web, iOs e Android, basta acessar www.ubook.com ou baixar o aplicativo na App Store ou GooglePlay.

Cozinha Experimental contará com oficina em LIBRAS

No dia 14 de setembro, às 18h, será realizada a oficina “Bem-vindo, Sorrentino”. Na atividade aberta ao público, o chef Toríbio Malagodi ensinará diversas receitas por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Durante a aula, Malagodi terá o apoio de Anie Pereira Goularte, que fará a tradução para a linguagem falada.

O Festival de Cultura e Gastronomia chega a sua décima edição em 2018 trazendo para Gramado, mais uma vez, uma programação diversificada que inclui comida de rua, oficinas e workshops, atrações culturais e os tradicionais festins, jantares harmonizados com vinhos selecionados e que este ano conta com nove chefs convidados diretamente do Uruguai para mostrar o melhor da gastronomia produzida no país vizinho. O evento acontece de 6 a 16 de setembro.

 

10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 6 a 16 de setembro em Gramado
Onde: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 10h às 22h

Facebook: Festival De Gastronomia

Instagram: @festivaldegastronomia

Mais informações: (54) 3286.2002

 

#RevistaCamboriu

Deixe uma resposta