A importância das revisões preventivas – Kiko Peças

Como o próprio nome já diz, revisão preventiva tem como objetivo corrigir falhas e problemas antes mesmo deles ocorrerem. É uma forma eficaz e econômica de manter seu veículo em bom estado, evitando problemas mais sérios que eventualmente podem acontecer.

Alguns pontos são de extrema importância para que as pessoas comecem a levar e fazer manutenções com mais frequência, dentre eles listamos alguns:

• Segurança: nunca sabemos quando e onde precisaremos circular com o veículo, talvez em uma rua escura na madrugada ou em uma rodovia federal com passageiros de extrema importância sentimental. São em horas assim que o carro não pode falha de jeito nenhum.

• Economia: um veículo bem cuidado precisa de menos recursos para funcionar em perfeito estado. Por exemplo, nas revisões periódicas do motor troca-se cabos, injeção, óleo e outros itens, que geram uma economia de combustível de até 15%. Além do que em um eventual problema sem as devidas manutenções, perdem em casos, a garantia.

• Conforto: difícil achar alguém que gosta de rodar naquele carro mal cuidado e instável em velocidade. É o que acontece quando o dono descuida e só leva o veículo para a revisão quando quebra.

• Revenda: quando precisar trocar o veículo e ele estiver bem cuidado e com mecânica e funilaria em dia, tudo ficará mais fácil. Se for para um particular, conseguirá um valor de tabela próximo, para uma concessionária, uma boa avaliação melhora sua negociação.

Para nos auxiliar, o empresário Adriano Pereira do Kiko Peças tirou algumas dúvidas de leitores:

Revista Camboriú – De quanto em quanto tempo é necessário realizar revisões?
Adriano Pereira: Para cada modelo de veículo e ano de fabricação pode haver exigência diferentes, mas normalmente a revisão preventiva veicular é recomendada a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.
É nesse momento que se faz a verificação de diversos itens importantes para o bom funcionamento do veículo, principalmente em relação aos parâmetros que a montadora orienta.

RC – Quais as vantagens da revisão?
AP: A revisão preventiva tem o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho do veículo, antes mesmo deles acontecerem, aumentando a confiabilidade e prolongando a sua vida útil. A atuação antes de os problemas aparecerem, evitando ações corretivas que geram altos custos, a realização dos serviços em melhores condições para a operação e a possibilidade de programar as intervenções. A dificuldade quase sempre é a falta de tempo para a parada do veículo, pois, por melhor que seja a programação, sempre haverá o incomodo de ficar sem o carro. Mas se não pararmos para a manutenção preventiva, certamente em algum momento ele vai parar para a corretiva, mais dispendiosa e demorada.

RC – Existe cuidados que podem ser feitas em casa?
AP: Existem sim! Alguns dos cuidados podem ser feitos em casa por você mesmo:
• Verificação do funcionamento de lâmpadas, buzina e limpadores de para brisa;
• Verificação do nível dos óleos, fluídos e água do veículo;
• Calibragem dos pneus podem e devem ser feitos em estabelecimentos que possuem o referido equipamento.

Aqui vimos alguns motivos para termos uma manutenção correta e torna-la regular no nosso dia a dia, afinal, quem não quer dirigir um carro confortável e confiável, preservando a saúde daqueles que amamos e dos que fazem parte do trânsito?

Para maiores informações, consulte Kiko Peças:
Telefone: 47 3365.1051
Onde: Rua Lauro Muller, 296 – Centro – Camboriú
Facebook: @kikopecasoficina