Pular para o conteúdo

Alimentação saudável para pets

    Os donos de animais de estimação estão cada dia mais preocupados com a qualidade de vida e bem estar de seus amigo, e buscam proporcionar hábitos saudáveis como oferecer opções de alimentos frescos, nutritivos e com procedência garantida. É uma alternativa mais saudável ao uso dos produtos industrializados, que além de utilizar subprodutos da indústria alimentícia para humanos, contém grandes concentrações de corantes e conservantes artificiais que podem trazer sérias consequências a saúde do seu pet, desde o aparecimento de alergias até mesmo o câncer e outras doenças graves.

    Uma alimentação rica e saudável irá trazer inúmeros benefícios para sua saúde do seu pet, que incluem o aumento da qualidade e da longevidade do seu animal e pode até mesmo acabar com alergias.

    Para proporcionar esse estilo de vida saudável na rotina do seu animal, é importante conhecer o que o seu animal está ingerindo, o que ele pode ou não pode comer, pois até mesmo uma fruta que é saudável para nós humanos pode não ser boa para a saúde dos pets. Um bom exemplo disso é a uva, que pode trazer danos aos rins do seu animal, ou a cebola, que causa a destruição das células vermelhas levando a uma grave anemia.

    Por isso, é importante salientar que a alimentação natural para cães não é a mesma coisa do que dividir as nossas refeições com eles.

    ALIMENTACÃO NATURAL

    Os proprietários ultimamente estão optando por substituir o consumo de rações industrializadas por refeições completas e frescas para seu animal. Verdadeiros pratos com carnes frescas, legumes e vegetais coloridos e frutas saborosas compõem uma dieta variada e balanceada para eles. No entanto é muito importante salientar que oferecer alimentação natural ao seu pet não é o mesmo que dividir as suas refeições com ele.

    A alimentação do cão deve ser formulada com auxílio de um médico veterinário, e conter quantidades controladas de sal e gordura, além da suplementação vitamínica necessária para não causar ainda mais problemas por falta ou excesso de algum nutriente essencial.

    PETISCOS SAUDÁVEIS

    Mesmo que você forneça uma alimentação correta e balanceada, não podemos deixar a qualidade dos petiscos de lado! De nada adianta ele comer ração super Premium, se você não resistir aquele olhar pidão na hora do almoço, e se entregar a jogar “só um pedacinho” de pão, chocolate ou carne de panela com cebola. Os petiscos industrializados geralmente são bem calóricos,  e podem representar um enorme aumento na quantidade de calorias ingeridas pelo seu pet. 

    Petiscos são uma ótima forma de agrado e recompensa para o seu pet. Basta que você ofereça-os com moderação, para evitar consumo exagerado de calorias. Em geral, petiscos e guloseimas devem somar em até 10% a 15% da quantidade diária de alimento que é fornecido ao seu animal, dependendo de suas condições físicas, nível de atividade ou porte.

    Opte por oferecer petiscos naturais, como frutas, verduras e vegetais, que contem muitos nutrientes e vitaminas que vão recarregar as energias do seu bichinho, e não vão prejudicar a sua saúde. Pedacinhos de banana, maca, pera e melancia são ótimas opções!

    Mas não acaba por aí. Existem opções no mercado de petiscos saudáveis de petiscos integrais no mercado, onde a variedade do cardápio é grande, feitos com ingredientes benéficos a saúde do seu animal, e especialmente para eles.

    Assim como na alimentação natural, receitas especiais para cães com problemas de saúde como diabetes, obesidade, alergias ou até mesmo problemas hepáticos e renais, podem ser desenvolvidas, mostrando que mesmo dietas restritivas podem ser deliciosas.

    VANTAGENS

    Muitos donos viram na alimentação saudável a solução para problemas de saúde dos seus cães. Isso porque os benefícios são facilmente visíveis. Pelagem macia e brilhante, redução do volume e odor das fezes são algumas delas. Mas ainda melhor que isso, é poder proporcionar uma vida mais gostosa para eles. Afinal, eles amam comer.

    Com o aparecimento das rações industrializadas, também surgiram as alergias, intolerâncias e obesidade, que podem ser amenizados com a mudança de hábitos alimentares.

    Dietas ricas em fibras e proteínas irá promover a saciedade do seu cão obeso, além de auxiliar nos movimentos intestinais promovendo a redução da absorção de glicose e de gordura pelos intestinos.

    E os donos de cães com alergias irão se impressionar com a diferença de uma dieta livre de corantes e conservantes, ou até mesmo livre de grãos geralmente associados a alergias e que estão presentes na maioria das rações comerciais, como o milho, soja ou o trigo.

    O seu cão também irá se impressionar com o sabor e odor inconfundíveis dos alimentos frescos. Até mesmo os mais exigentes e seletivos, não irão conseguir recusar!

    Se engana quem pensa que irá ter mais trabalho com as fezes do animal! Por melhor que seja a ração que ele esteja comendo, nenhum alimento industrializado irá fornecer melhor biodisponibilidade de nutrientes, e consequente melhor digestibilidade do que os alimentos naturais.

    Melhor que isso, já foi comprovado cientificamente o aumento significativo da longevidade dos animais resultante de uma dieta saudável e balanceada.

    Por Bettina Michalak
    Médica Veterinária
    Chef di Animale

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *