Cidades da Costa Verde & Mar conquistam as melhores posições no Mapa do Turismo Brasileiro

Um dos destinos mais procurados no Brasil, a Costa Verde & Mar (SC) acaba de conquistar uma das melhores posições no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Todos os 10 municípios da região turística catarinense figuram entre as categorias A e D, consideradas as mais altas segundo o documento publicado pelo Ministério do Turismo (MTur) nesta segunda (26/8).

            Na categoria “A” se mantiveram as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas e nesta edição passou a constar também Itapema, que subiu uma posição. Na “B” ficaram Penha, Itajaí e ainda entraram as cidades de Balneário Piçarras e Navegantes. A categoria “C” ficou para Porto Belo e na “D” se mantiveram Camboriú e Ilhota. “A Costa Verde & Mar é certamente uma das regiões turísticas do Brasil que conseguiu subir em muitas colocações e se manter em outras, ou seja, em nenhum momento caiu a avaliação”, afirma a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

A classificação é aplicada pelo Ministério do Turismo com base na oferta de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, arrecadação de impostos e geração de empregos diretos, de acordo com Portaria 249 do Mtur.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

            Desenvolvido para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios, o Mapa do Turismo Brasileiro oferece embasamento para investimentos em ações de infraestrutura ou promoções turísticas. “Contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil, para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, explica o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em documento oficial.

Nesta edição, mais de 2,5 mil cidades e de 333 regiões turísticas foram incluídas na plataforma. Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros.

Detalhes do mapa podem ser conferidos no www.mapa.turismo.gov.br.

Deixe uma resposta