DESIGNER SÉRGIO J MATOS PARTICIPA DE EVENTO EM PORTUGAL SOBRE AMAZÔNIA BRASILEIRA

O evento promoverá diálogos com foco no empreendedorismo cultural sustentável

A Amazônia brasileira, tão rica de elementos naturais e culturais, será protagonista do evento internacional “Sentir a Amazônia em Portugal”. De 06 a 10 de maio Lisboa vai conhecer um pouco das cores, diversidade, cultura e vivência da floresta mais importante do planeta por meio do intercâmbio de experiências e saberes. O designer Sérgio J Matos participará do evento que é uma iniciativa da Associação Zagaia Amazônia, uma entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos na área de Economia Criativa na Floresta há mais de 10 anos.

A Associação Zagaia Amazônia, através de Rozana Trilha, articula ações que permitem o alcance dos produtos materiais e imateriais da Amazônia brasileira ao mercado nacional e global. Neste ano concretizaram a parceria com o projeto “Sentir a Amazônia em Portugal”, permitindo assim expandir a capacidade de utilização do design como disciplina de transformação para integrar as áreas de cultura, artesanato, turismo e gastronomia. Estes são segmentos escolhidos para gerar impacto social e empoderar a população do Norte do Brasil em uma nova economia.

Um envolvimento emocional e direto será construído com o público interessado em imergir nos conhecimentos sobre a Amazônia e como ela é. Serão abordadas temáticas relacionadas aos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e o tato. O objetivo é que os participantes entendam a Amazônia e suas potencialidades, estabelecendo uma identificação com ela. O projeto ainda vai fazer um intercâmbio de saberes com projetos em curso de diversas entidades nas áreas da educação, artesanato, música, design e turismo.

No quarto dia, Sérgio J Matos através de suas raízes e vivências brasileiras, leva para o diálogo “A Floresta em Pé Vale Mais que Derrubada” seu conhecimento sobre empreendedorismo como caminho sustentável para a manutenção das florestas em geral. Além disso, pretende mostrar como conservar os recursos naturais das florestas, mesmo à distância. Em paralelo, o evento realizará uma exposição de fotos. Sérgio teve fotografias selecionadas para serem expostas.

O “Sentir a Amazônia em Portugal” acontecerá na sala de conferências do espaço Âmbito Cultural El Corte Inglés, uma rede de departamentos espanhola com mais de 80 lojas distribuídas entre Portugal e Espanha e que tem o interesse em atividades culturais e artísticas, assim como a difusão e promoção dos valores culturais de seu fundador, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento pessoal e cultural da sociedade em todas as lojas da rede.

Deixe uma resposta