Como baixar o colesterol sem tomar remédios?

Sabemos que quando os valores de colesterol estão elevados, há um maior risco de doenças cardiovasculares. Se você é ou conhece alguém que está há muito tempo com o colesterol alto por não saber o que fazer na alimentação para melhorar, esta matéria é para você.

Há alimentos que contribuem para a hipercolesterolemia: Os industrializados ricos em gorduras, açúcares e farinhas refinadas. Mas, existem também alguns que podem reduzir esses níveis.

Os principais alimentos que reduzem o colesterol são os ricos em FIBRAS:

Como as frutas, vegetais e alguns cereais, como a aveia. As fibras baixam o colesterol por que reduzem a absorção de gordura no nosso corpo. Além disso, elas são substrato para a produção de compostos que inibem a produção de colesterol pelo nosso corpo.

Temos também os PROBIÓTICOS:

Que são as bactérias boas que vivem no intestino. Em alimentos eles estão presente no iogurte, leite fermentado, kefir e kombucha. Vários estudos em humanos já mostraram que o consumo regular de probióticos reduz os níveis de colesterol. Se você não gosta desses alimentos, é possível tê-los em forma de suplementação, conforme a orientação do seu nutricionista.

Outros bons alimentos são o cacau em pó sem açúcar, as oleaginosas e os peixes ricos em ômega 3, como o salmão, atum e sardinha.

Agora, que tal escolher um lanche para incluir iogurte natural com farelo de aveia, um pouco de cacau, nozes e frutas? Por que não incluir um prato cheio de vegetais no seu almoço? Se junto disso tiver um dos peixes citados acima, melhor ainda.

Por fim, minha principal dica é que antes de decidires apenas usar medicamentos, pense com carinho em mudar de hábitos. Se você se sente “perdido”, procure o auxílio de um nutricionista. Acredito que nosso corpo usa doenças para nos ALERTAR que “está na hora de mudar, de dar prioridade para a saúde”, por que sem ela não somos nada. Entendendo essa mensagem vemos que de nada adianta apelar só para a medicação e esquecer de mudar o estilo de vida. Mais cedo ou mais tarde virão outros sinais para te avisar a mesma coisa que você não entendeu, ou ignorou, na primeira tentativa.

Por Laís Cassinga

Nutricionista

Pós graduanda em comportamento alimentar pelo iPGS –

Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde.

CRN-10 6570

nutrilaiscassaniga@gmail.com

Instagram: @nutrilaiscassaniga

WhatsApp: (47) 991987332

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