Quando eu era nova, emagrecia bem mais fácil

Com o passar dos anos é normal sentirmos uma dificuldade maior em perder peso, comparado a quando éramos mais novos. Isso acontece porque o nosso metabolismo vai ficando mais lento. O corpo também passa a ter mais dificuldade em aumentar massa muscular, tendo uma tendência maior em acumular gordura e a perder massa magra.

Então sua percepção de que “agora é mais difícil do que antes” pode ser verdade mesmo. Mas calma, isso não significa que tudo está perdido.

Na nutrição temos várias estratégias para reduzir esses danos que vem com a idade, isso você aprende passando por um processo de reeducação com foco no comportamento alimentar.

Nesse processo você consegue atingir seu resultado e mantê-lo a longo prazo. Isso acontece porque utilizamos o plano alimentar apenas como uma das ferramentas para melhorar sua alimentação, mas também vamos aplicando outras estratégias para você realmente criar consciência alimentar, mudar sua mentalidade e sua forma de enxergar e pensar sobre o alimento, seu corpo e seus comportamentos.

Você deve apenas estar ciente de que essa reeducação depende do seu comprometimento em andar de mãos dadas com seu nutricionista, e não esperar que ele te carregue, assim ambos terão sucesso nessa jornada.

Mudar a forma de pensar significa aprender a focar seus pensamentos no que te favorece e tirar o foco daquilo que tens de dificuldade. Ou seja, ao invés de manter-se lamentando porque “antes qualquer coisa que fazia já perdia peso e agora não”, junto de um bom nutricionista você vai aprender a focar nos recursos que tens hoje e que te permitem chegar onde quer, pois só isso que importa.

Para qualquer mudança é necessário esforço, se esse esforço precisa ser maior do que antes não importa, o que importa é fazê-lo valer a pena.

Laís Cassaniga, Nutricionista.
Pós graduanda em comportamento alimentar pelo iPGS – Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde. CRN-10 6570

Instagram: nutrilaiscassaniga
WhatsApp: (47) 99198-7332

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *