Saiba como montar uma tábua de frios para as festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, começa a procura por um cardápio que agrade todos os convidados, assim como dicas para bem receber amigos e familiares. A tábua de frios pode ser uma boa pedida para esse momento. É uma opção eclética, pois contempla uma variedade de iguarias tradicionais e que possuem uma legião de fãs, como queijos e embutidos. A Leyla Karmen Karsten, da Loja de Fábrica da Olho de Pomerode (SC), levantou algumas ideias de como servir esse aperitivo. Confira em três passos como deixar sua mesa impecável para encher os olhos, e a barriga, dos seus convidados:

1º passo: utensílios

Os produtos que serão escolhidos para montar a tábua de frios são de extrema importância. O indicado é escolher toalhas de cores neutras para não competir com as cores dos alimentos. Como estamos falando de Natal e Réveillon, aposte nos tons de prata ou dourado, que casam bem com essa época do ano e podem compor qualquer decoração. As tábuas podem ser de madeiras, vidro, plástico, desde que estejam bem conservadas. Lembre-se de acrescentar talheres, assim como, palitos, pratos e guardanapos. Se quiser surpreender, decore a tábua, ou o espaço onde ela está, com velas. Fica lindo e aconchegante!

2º passo: alimentos

São diversos tipos de queijos que podem ser usados, mas vai depender de qual produto será usado para acompanhar. É importante haver uma harmonização entre os itens, como por exemplo brie e mel ou amêndoas. Os embutidos não podem faltar, como presunto e linguiças, mas para essa época, aposte mesmo em lombo ou peito de peru, carnes tradicionais nas festas de fim de ano. O recomendado é fatia-los do tamanho de uma porção, para que possam ser levados diretamente à boca. Distribua-os intercalados, cuidando com composição. Pães, geleias, frutas frescas também são uma possibilidade para incrementar.

3º passo: posição dos alimentos

Devem-se colocar os alimentos do mesmo tipo juntos: inicie pela disposição dos pães, acomode todas as opções de queijos por perto, assim como os embutidos, e finalize a mesa com os itens mais pastosos, como patês ou geleias, que ajudam a dar uma liga. Além disso, preveja a quantidade. Se a mesa for protagonista da festa, por exemplo, é necessária uma quantidade maior. Mas se for somente uma entrada, monte algo menor.

 

#RevistaCamboriu

Deixe uma resposta