Sem dúvidas a visita mais completa do primeiro caderno de viagens – Serra Gaúcha. Desde o atendimento até as construções das réplicas, tudo impecável! Ao entrarmos no parque, nos deparamos com uma grande área com mais de 24 réplicas industriais das quais destacamos a olaria, siderúrgica e menor fábrica de papel do mundo.
Olaria: réplica que produz o tijolo maciço, que se inicia com a colocação de barro ou argila na maromba, que é prensado e recebe o corte retangular.
Siderúrgica: réplica siderúrgica da Alemanha de 1940, de como o ferro é produzido através da sucata.
Menor fábrica de papel do mundo: feita pelos irmãos Urbani, foi construída com pedaços da esteira de uma fábrica de celulose e papel original. No final você ainda ganha uma amostra do papel produzido pela menor fábrica de papel do mundo, como lembrança.
Ao começar o passeio pelo Mundo a Vapor, passamos por todas as réplicas, onde o guia conta a história, que por sinal todas são muito interessantes, e nos mostra na prática como cada uma delas funcionavam.
Sobre a fachada, que possuí um trem caindo, foi criada a partir de uma história verídica: o acidente ferroviário que aconteceu em Paris (França) em 1895, na Estação Montparnesse. Uma locomotiva entrou na estação sem freios, passando por barreiras de contenção, atravessando a parede da estação e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um dos seus 12 vagões.
O passeio no mini trem do Mundo a Vapor também é indispensável, mesmo sendo um trajeto curto a viagem se torna muito agradável e divertida percorrendo o jardim do parque.
Outra atração que merece ser visitada sempre, é a foto antiga, onde nos fornecem roupas, acessórios e o ambiente para tirarmos uma foto como se estivéssemos no século passado.
Para finalizar o passeio que, já estava ótimo, tivemos a grande surpresa de conhecer como o local onde são construídas as réplicas, que logo logo terão grandes novidades.
Av. Don Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rodovia Gramado/Canela.
Fone: 54 3282-1125
Aberto das 9h às 17h.