CRISTIANO ZIMMERMANN JÚNIOR – Construindo uma marca poderosa
Cristiano Zimmermann Júnior nasceu em Porto Alegre (RS), no dia 11 de dezembro de 1989. Mas morou, até os vinte e seis anos em Viamão, na Grande Porto Alegre.
A casa da família ficava num bairro que não era muito seguro, por esse motivo ele se viu privado de brincadeiras na rua e de aventuras descobrindo novidades ao seu redor. Morou naquele bairro complicado até os onze anos. A família se mudou para um condomínio e tiveram problemas: foram assaltados. Uma nova mudança solucionou definitivamente o problema da moradia.
Criança inquieta, ele compensava as restrições, próprias do lugar onde morava, aprontando muito na escola, sendo um garoto agitado, elétrico e bagunceiro. Ele gostava de praticar futsal, completando seu dia.
Não foi um aluno muito preocupado com os estudos. A meta dele era passar e ir adiante. Ele tinha outros focos de interesses. Trabalhava com o pai que também se chama Cristiano Zimmermann, desde pequeno, quando tinha apenas doze anos de idade, ajudando em tudo o que era possível, preparando-se para o futuro. Ao falar de seu pai, Cristiano Zimmermann Júnior se emociona, – “Ele me ensinou a ser quem eu sou, forjou minha essência, minha honestidade e sempre a trabalhar corretamente. Me espelho muito nele”.
Seu trabalho, na empresa do pai, passou por várias etapas. No começo sua função consistia em tirar notas manualmente. Já no 2° Grau, ele saía direto do colégio para a empresa e ficava lá até o fim da tarde, ajudando a preparar os pedidos de diferentes restaurantes. Mais tarde, atacou na área comercial e fazia entregas dirigindo o caminhão da empresa. Trabalhou com o pai, na distribuição de carnes, dos 16 aos 26 anos de idade.
Enquanto trabalhava na empresa familiar, arranjou tempo para cursar a faculdade de Administração na PUC de Porto Alegre, fazendo também um curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Logística. Sua intenção era estrear no mundo empresarial e para isso tinha que estar preparado, com boa base.
Cristiano Zimmermann Júnior trabalhou na empresa do pai até que resolveu tentar outros caminhos. Ele foi tentar sorte numa empresa que trabalhava com embutidos. Começando sua vida de empreendedor, comprou uma lavação e alugou o terreno do sogro.
Cristiano Zimmermann Júnior conheceu sua esposa Cinthia da Silva através da irmã dela, Thais, que era companheira de faculdade da irmã dele (Juliana). O primeiro encontro aconteceu em 2008. No ano seguinte já tinham unido suas vidas e resolveram enfrentar juntos os desafios próprios do mundo e da vida.
Conta Cinthia que seu esposo conheceu Jonathan, que seria uma figura importante na vida deles, enquanto trabalhava na empresa de seu pai. Eles construíram uma boa amizade e começaram a pensar em empreender. Cada um tinha o seu negócio, porém queriam progredir, atingir outros patamares. Cinthia vê um momento de superação, e ao mesmo tempo de desafio, na vida de Cristiano Zimmermann Júnior quando ele, junto com Jonathan, decide comprar uma pizzaria em Balneário Camboriú.
Eles viram duas opções em Santa Catarina. Uma em Florianópolis, a outra em Balneário Camboriú. O balneário mais badalado e encantador do Sul do Brasil acabou sendo o escolhido.
A primeira impressão que teve Cristiano Zimmermann Júnior do negócio que pretendiam comprar foi excelente. Antes de conversar com a proprietária, na semana anterior, Cristiano foi visitar e prestigiar o seu futuro negócio. O lugar era muito aconchegante, com tudo funcionando. Fez até o teste do cliente chato, exigindo muito e reclamado, mas o atendimento foi muito bom. Na semana seguinte conversou com a dona da pizzaria e acertou todos os detalhes.
Para poder concretizar o negócio, Cristiano Zimmermann Júnior teve que refinanciar o seu apartamento e ainda conseguir alguns empréstimos com pessoas que confiavam nele. Uma dessas pessoas foi o pai de Jonathan.
Assim que tiveram acesso aos números da empresa, viram que não seria fácil tocar o negócio. Teriam que remar contra a corrente e enfrentar algumas tempestades. No começo observaram o movimento, ficaram cuidando como aconteciam as coisas no cotidiano. Prometeram que não demitiriam nenhum dos dezenove funcionários, mas a primeira folha salarial trouxe alguns sustos e tiveram que reduzir o quadro.
Cristiano Zimmermann Júnior contratou uma pessoa de confiança, Tiago, para ser seu suporte dentro da empresa, alguém em que ele confiava plenamente. No primeiro mês de trabalho, os sócios tiveram que colocar dinheiro para fechar as contas e não ficaram nem um pouco felizes com isso.
Ele optou para morar no próprio negócio, na parte de cima. Sua esposa, bancária, ainda não tinha conseguido sua transferência para Santa Catarina. Sem dúvidas, foi um momento de muita provação: longe da família, longe da esposa, com os problemas próprios de qualquer negócio, numa terra que não era a sua.
Sua mãe, Neusa Diesel Zimmermann acredita que foi um momento em que ele colocou a prova suas melhores características. Ela comenta: – “ele luta pelo que quer, não desiste nunca, luta até conseguir. Tem determinação, perseverança, honestidade e valoriza muito as relações”.
Sempre é fácil julgar, para quem olha de fora e depois que o sucesso acontece, pensar que as coisas aconteceram porque a pessoa é privilegiada, teve sorte ou teve quem a patrocinou. Porém, quando começamos a pesquisar, e realmente saber o que aconteceu, descobrimos que dificilmente se constrói algo de valor se não existe determinação, perseverança, foco, resiliência, muito trabalho e coragem. Cristiano Zimmermann Júnior é uma pessoa muito ligada à família, aos amigos, ao seu lar. A experiência de morar sozinho, inicialmente, em Balneário Camboriú, trabalhando praticamente o dia inteiro e tendo que dormir no próprio negócio, não foi precisamente uma experiência maravilhosa. Porém, foi uma prova de fogo, um momento da vida de Cristiano Zimmermann Júnior que o fortaleceu e preparou para outras batalhas. Mesmo em tempos de tanta comunicação on-line, enfrentar praticamente sozinho um cotidiano duro, cansativo e estressante, não é uma tarefa simples. E ele venceu essa etapa, sem entregar-se em nenhum momento.
Por isso, tanto sua esposa como sua mãe, valorizam e destacam esses dias marcantes na vida de Cristiano Zimmermann Júnior, e comentam que foram dias que mostraram a garra e a superação dele.
Rafael Frigotto Henrique é um amigo de longa data de Cristiano Zimmermann Júnior, há quase vinte anos. Eles se conheceram nas aulas de inglês e foram colegas da sétima série do fundamental em diante. Para ele, – “Ele é um cara de visão e muito foco. Tenta sempre se atualizar e luta pelo que acredita. É um cara que está longe de se entregar na primeira dificuldade, sempre dando o máximo para que tudo o que ele faz prospere. Está sempre rodeado dos amigos e faz questão de cultivar novas amizades, em cada lugar que vai, assim como levar consigo as amizades que já fez. Admiro muito ele!”.
Rafael destaca algumas qualidades do amigo, afirma que ele é leal, persistente e visionário.
Comenta: – “Somos amigos há quase duas décadas. Nesse tempo acompanhei o crescimento dele, inclusive nos aspectos profissionais. Quando mais novo, ele trabalhava com o pai e, ao contrário do que popularmente se associa ao jovem que trabalha na empresa familiar, nunca fez questão de regalias. Nesta empresa, lembro que ele atuou em quase todas as funções (cobranças, administração, “chão de fábrica”, etc.) de certa forma isso ajudou muito ele a ter noções básicas do processo produtivo que leva com ele até hoje. E mesmo com todas as facilidades de quase uma vida conhecendo o ramo da empresa do pai, preferiu traçar seus próprios caminhos, focando no sonho de ter o próprio negócio. A própria Pizza Deck BC é a prova dessa superação, de sair de uma zona de conforto e prosperar”.
Cristiano Zimmermann Júnior morou quase um ano no escritório da pizzaria. Foram exatos onze meses que demoraram a passar, apesar do intenso ritmo de trabalho.
Finalmente, sua esposa se transferiu para Itapema em Santa Catarina e uma nova fase começou. O trabalho não diminuiu de intensidade, mas teve o apoio e a companhia de Cinthia, para enfrentar mares e maremotos.
Cristiano Zimmermann Júnior vendeu um restaurante que tinha em Viamão e também um quiosque de fondue Express, que tinha adquirido em São José. Como tinha dois carros, resolveu vender um, para reduzir custos e ainda fortalecer um pouco suas finanças.
Ele comenta que se não fosse por Jonathan não teria conseguido adquirir a Pizza Deck BC. Sem o apoio dele o negócio não teria se concretizado. Ele acabou comprando a parte de Jonathan e teve o primeiro desafio da nova etapa: a primeira parcela devida no meio da primeira onda de lockdown em virtude do covid-19 que tomou conta do mundo.
Cristiano Zimmermann Júnior faz um esforço grande para conciliar trabalho e vida pessoal. Procura ter pelo menos uma folga semanal, aproveitando para desfrutar da vida familiar. Ele não estava acostumado a dormir tarde, sempre trabalhou levantando muito cedo, quando estava em Viamão. O novo negócio mudou alguns dos seus hábitos.
Ele se define como alguém que não gosta de ficar parado, não gosta da área de conforto e adora desafios. Quando erra, assume os erros. De nenhuma maneira se considera um acomodado. Reconhece que muitas vezes deixa a família um pouco de lado, para se dedicar ao trabalho, mas considera que é algo necessário para sair adiante, para triunfar. Gosta de estar presente no trabalho e ver como funcionam as coisas, ficando atento a todos os detalhes. Sabe que a sua presença é importante, que seu olhar pode fazer a diferença, muitas vezes. Sua dedicação a pizzaria é total.
Ele está cheio de planos para o futuro. Pretende reformar o local, aumentando o espaço para o atendimento, organizando tudo melhor e de maneira diferente. Ele quer atender com excelência os dois pilares do seu negócio: o serviço à la carte e o de tele-entrega. Equacionar corretamente esses três setores (excelência em atendimento, a la carte e delivery) e atender com excelência todas as demandas é vital para o desenvolvimento do negócio.
Desde o começo ele se preocupou muito com o atendimento. Mesmo enfrentando algumas resistências da equipe antiga, focou nas mudanças e foi adiante. Manter religiosamente o horário de funcionamento, independente de ter ou não movimento, atender com cortesia e eficiência, priorizar a qualidade do produto e do serviço, respeitar o cliente, organizar tudo para que o serviço flua sem tropeços, são algumas das diretrizes que norteiam sua administração.
A marca já tinha uma tradição de quinze anos, quando ele a adquiriu, junto com Jonathan. Fortalecer o nome, melhorar a qualidade, trabalhar com excelência, são metas constantes em sua vida, focado em levar a pizzaria a patamares mais altos, sendo reconhecida pela qualidade, excelentes serviços e excelência.
Não é uma tarefa fácil, a concorrência, leal e desleal, é muito grande em Balneário Camboriú. Não dá para ficar parado, tudo está em constante movimento.
Segundo Cinthia da Silva, sua esposa: – “Seu empreendedorismo e a sua determinação são os traços mais marcantes com relação ao profissional. O lado humano dele é muito latente, ajuda pessoas e instituições. Com os amigos está sempre pronto para qualquer coisa que eles precisarem”. Para ela, seu esposo é determinado, resiliente e um grande companheiro.
Sobre a pizzaria ela diz: – “Sou suspeita para falar, mas sei que ele preza muito pela qualidade dos produtos, sempre com massa feita no dia, o que dá um sabor maravilhoso para pizza! Para mim, a melhor pizza da cidade!”.
Neusa Diesel Zimmermann não discorda nem um pouco da opinião da nora. Para ela: – “A pizzaria é maravilhosa. Reflete o que ele é. Tem muita qualidade, organização, bom atendimento e um clima familiar”.
Rafael Frigotto Henrique não duvida em afirmar que a pizzaria: – “É um local acolhedor, com pizzas de qualidade e para todos os gostos (requintados, conservadores, exóticos, etc.) e que busca inovar e se adequar sempre”.
A opinião dos clientes, refletidas em várias postagens e em diferentes sites, coincide com a visão de Cinthia, Neusa e Rafael. Sempre existe alguma nota discordante, mas, numa rápida pesquisa, podemos perceber que a pizzaria conquistou o coração de um público fiel e amante das saborosas pizzas. Isso reforça a ideia de Cristiano Zimmermann Júnior apostar sempre na qualidade dos produtos e na excelência do serviço, pilares do sucesso da pizzaria.
A história de Cristiano Zimmermann Júnior tem pontos que coincidem com a de outros empreendedores. Nada cai do céu, mesmo que se alimente uma fé enorme, nada surge do nada, a vida do empresário é marcada por muita luta, persistência, resiliência, determinação e foco naquilo que se almeja alcançar. É preciso ver muito além daquilo que faz parte do presente, é preciso enxergar um momento mágico lá no futuro e ir atrás dele cada minuto, cada hora, cada dia da semana, durante todo o tempo que seja necessário. E depois, recomeçar, pois a vida é um movimento contínuo, um rio que nunca para de correr.
Sua vida mudou bastante. Não foi só a mudança do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. A mudança para o novo estado e a decisão de empreender em Balneário Camboriú, mais que uma mudança geográfica se transformou numa mudança espiritual e mental. O mar, a vida agitada, o espírito cosmopolita, a diversidade do balneário, com certeza mexem com o íntimo das pessoas. Não foi diferente com ele. Conseguiu captar o espírito da cidade, conseguiu entrar na vibração do lugar e com determinação vai construindo uma nova marca com os mesmos pilares e de grande valor.
Pensando sempre em melhorar, em breve será lançada uma nova marca para a pizzaria, que irá refletir fielmente a sua identidade.
Podemos enxergar, na vida de Cristiano Zimmermann Júnior, uma linha ascendente, uma força poderosa mexendo com ele, levando-o a novas conquistas. Ele está preparado para a luta, pois sempre foi um guerreiro, resistente e determinado. Sempre com gratidão no coração ele diz: – “Agradeço pelo apoio da Cinthia, de minha mãe, do meu pai, da minha irmã, do Rafael e do Jonathan, porque com certeza, sem eles, nada disso estaria sendo construído!”.
Seu espírito empreendedor o levará a grandes conquistas, merecidas vitórias, para um homem que exercita diariamente sua vocação para empreender e vencer.