Quando eu fazia faculdade de administração de empresas com ênfase em marketing, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi esta questão de agregar valor ao produto ou serviço. Isto tem a ver com entregar mais que o combinado, com excelência no atendimento, com o fator “UAU”.
Às vezes entro em alguns estabelecimentos e logo me arrependo, pois parece que estou fazendo um favor de estar ali comprando. Por isso, um bom atendimento, entregar o combinado, dentro dos prazos, se importar em resolver as necessidades dos clientes, nunca foi motivo de congratulações: é obrigação, e ponto final!
Agora, para fidelizar os clientes, existem alguns simples atos que fazem a diferença e às vezes, não custa NADA…
Por exemplo, uma vez que fui comprar um blaser para fazer uma palestra junto com o Clodoaldo Araujo, sócio do Roberto Justus. Entrei em umas dez lojas e haviam vendedores que nem sequer levantavam para me atender. Logo, eu saía da loja, pois não aceito ser atendido assim.
Até que entrei em uma loja da Aramis e duas atendentes se levantaram. Quando a outra percebeu que era a vez da colega, se sentou e a moça perguntou meu nome. A partir daí, só me chamou pelo nome, o que já é um diferencial, pois é o que recebemos antes de nascer e é o que fica depois de morrermos.
Fiquei de voltar na loja no dia seguinte e ela disse: “sr. Rodrigo, estaremos lhe esperando.
No outro dia, quando entrei lá, imaginem o que aconteceu? A atendente logo veio à porta e me disse: “olá, sr. Rodrigo! Estávamos esperando por você”. Neste momento eu senti algo muito diferente, como se nunca eu tivesse sido tão bem atendido. Foi uma realização, uma experiência! Óbvio que levei muito mais do que somente um blaser.
Mas o mais interessante ainda estava por vir. Quando chegou o dia da palestra, fui usar o blaser, abri o bolso interno para guardar a “colinha” da minha fala, então coloquei a mão dentro e percebi que havia um papelzinho. Quando puxei, estava escrito à mão a seguinte frase: “Sr. Rodrigo, que suas palestras sejam as mais maravilhosas. Sucesso!”
Queridos leitores, eu me arrepio até hoje em contar esta história, pois não custa nada fazer algo a mais. É somente a boa vontade. Você pensa que consegue fazer algo de diferente hoje, para deixar uma marca?
Não precisa nem dizer que eu só compro blasers nesta loja até hoje, quase dez anos depois que aconteceu.
Pense nisso e um nobre abraço!
Rodrigo R. Valentini
Diretor CEO Nobre Treinamentos
@valentinirodrigo
@nobretreinamentos