Os aprendizados acadêmicos adquiridos na graduação são essenciais para ter uma carreira de sucesso, mas os anos passados no campus da universidade ensinam muito mais do que uma profissão. Um estudo da Universidade de Oxford ressaltou que durante a faculdade os alunos desenvolvem habilidades que contribuem para uma sociedade mais humana, se tornam mais sociáveis e tolerantes.
Estar no ambiente multicultural da universidade traz benefícios que ultrapassam as barreiras da sala de aula e chegam a todas as áreas da vida. Veja de que forma a universidade ajuda os alunos a evoluírem e se tornarem melhores.
APRENDA A APRENDER
É na universidade que, de fato, adquirimos uma das habilidades mais valiosas para a vida: a capacidade de aprender por conta própria. Na sala de aula, o aluno recebe as informações iniciais para percorrer o caminho do aprendizado e percebe que, para saber algo de verdade e dominar um assunto, precisa contar consigo mesmo e ir atrás de informação, de prática e entendimento. De certa forma, a Universidade ajuda os alunos a serem autodidatas. E essa capacidade é essencial para aprender qualquer coisa na vida, seja no trabalho, seja em casa ou na vida social.
DISCIPLINA
Ter disciplina, saber priorizar o que importa, ter proatividade, cumprir horários e compromissos são outros aprendizados valiosos que desenvolvemos na universidade. Ao entrar em um curso superior, o aluno precisa entender que, se não se esforçar, não terá bons resultados e que seus esforços vão repercutir no futuro profissional.
FAZER CONEXÕES
É na faculdade que, muito provavelmente, você vai conhecer aquele professor que vai indicar você para o seu primeiro estágio, que pode virar o primeiro emprego. Ou então você vai fazer um amigo que vai virar parceiro de negócios. As conexões interpessoais que fazemos durante a graduação são transformadoras e podem durar a vida toda.
PLANEJAS A CARREIRA
Para planejar o caminho que você quer seguir, é preciso conhecer as opções que o mercado oferece. Participando dos muitos eventos promovidos pelas instituições de ensino como palestras, workshops, cursos extras, seminários e congressos fica mais fácil entender as possibilidades de atuação. A maioria das universidades ainda oferece algum tipo de orientação de carreira, seja com psicólogos, seja com consultores.
PRÁTICA PROFISSIONAL
A universidade é uma verdadeira incubadora de profissionais. O conhecimento aprendido na sala de aula é levado para as muitas possibilidades de atividades fora desse espaço, como empresas juniores, agências experimentais, estágios, projetos de iniciação científica e afins. A universidade abre as primeiras portas para resto do seu futuro profissional.
TESTAR SEUS LIMITES
Durante a faculdade, temos que encontrar tempo para trabalhar, fazer estágio, participar das aulas, fazer as leituras, estudar para as provas, escrever trabalhos, pensar em projetos, cuidar da saúde e ainda ter vida social. É cansativo, mas a vida real é assim. Aproveite para conhecer seus limites e colocar-se prova, Não há momento melhor para errar e recomeçar do que os anos de graduação.
FAZER AMIGOS E TRABALHAR EM EQUIPE
Em meio a trabalhos em grupo, noites viradas estudando para uma prova, troca de material e de informações, você só não vai fazer amigos se não quiser. Em meio à rotina acadêmica, você aprende a trabalhar em equipe, a trocar conhecimentos, a colaborar com os outros, a receber críticas, a delegar e a ceder as vontades da maioria, desenvolve também a liderança e tolerância – habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional
Conheça a UniSociesc