Pular para o conteúdo

Alongar antes ou depois?

    Alongamento é o termo usado para descrever os exercícios físicos que aumentam o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, consequentemente, a flexibilidade.  (Almeida TT, Jabur NM. 2006)

    Alongamento após do treino: A prática de alongamento no final do esforço físico tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, devido às fortes e sucessivas contrações musculares ocasionadas pelo treinamento.

    O encurtamento do sistema muscular gera como consequências o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular. (Achour Jr A. , 2006).

    O sistema muscular acometido por encurtamento aumenta a estimulação dos agonistas via fuso muscular ao acionar o músculo para contrair-se, tornando-o mais rígido e os seus antagonistas mais frouxos. Consequentemente, instala-se um sistema muscular hipotônico antagonista e um hipertônico agonista, surgindo a assimetria e desvios posturais.

    Alongamento no início do treino: Vários estudos demonstram que carga aguda de alongamento muscular passivo pode diminuir o desempenho em certos movimentos para os quais o sucesso depende da máxima força e/ou potência produzida.

    Para Shrier, a prática de alongamento estático e PNF diminui a habilidade de contração muscular isométrica voluntária máxima, torque isocinético. As diminuições são amenas e variam de 2 a 5%. Esta diferença é clinicamente relevante para o atleta de elite, porém irrelevantes para os atletas recreacionais que querem levar uma vida ativa. A redução do desempenho de 4% a 30% foi observada em testes de força máxima e saltos.

    Alongamentos antes do treino em músculos hiperativados pode ser uma boa estratégia para diminuição da capacidade de força onde tais musculaturas possam roubar tensão e força de musculaturas que necessitam ser estimuladas.

    Procure um profissional de Educação Física.

    Quer saber mais? Não sabe por onde começar? Entre em contato com o Studio Bio Forma:
    @studiobioforma
    www.studiobioforma.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *