AMANDA BRANDEL

Nos planos de Deus

Resiliência vem de “resilire” (latim). Uma pessoa resiliente é alguém com a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, momentos complicados, sobreviver aos maremotos da vida e perante situações adversas não ceder, não se entregar e superar qualquer obstáculo. Amanda Brandel é sinônimo de resiliência, sua vida é um exemplo claríssimo disso.

Amanda Brandel ainda não tinha se encontrado na vida, do ponto de vista profissional, quando caiu de uma escada e quebrou a perna, torcendo totalmente o joelho. Era o fim de uma etapa da sua vida e o começo de outra. Um novo ciclo se iniciava, revelando uma alma guerreira, uma mulher pronta para a luta, focada, com muita resiliência, totalmente impregnada da vontade de vencer e reescrever a história da sua vida. Ela sempre teve plena convicção de que conseguiria vencer, de que alcançaria aqueles sonhos que teceu com muita fé.

Ela nasceu em Lages (SC), dia 15 de fevereiro de 1990. Amanda foi o resultado de um namoro fugaz da sua mãe e do seu pai quando eram muito jovens, vindo ao mundo como filha de mãe solteira e sendo criada pelos avós maternos, Eugenio e Maria, que lhe deram todo o carinho e conforto possível. Eles e a sua mãe foram o suporte, a base da sua vida. Os avós supriram muitas necessidades materiais e sentimentais da pequena Amanda, que se sentiu protegida, amada e importante dentro daquela família. Ela considera que o entorno familiar foi fundamental para a formação do seu caráter, da sua personalidade. Além disso, aos quatro anos de idade sua mãe encontrou Marcos Aurélio de Sousa, que hoje é seu padrasto, eles tiverem um filho quando Amanda tinha 15 anos, Nicolas foi uma bênção na vida de todos, pois como Amanda casou cedo ele fez companhia para sua mãe.

Apesar das dificuldades de fazer parte de uma família humilde, ela teve uma infância feliz. Brincava na rua, com vizinhos e primos, descia a ladeira com o cabelo ao vento pilotando um carrinho de rolimã, pulava corda, era festa e bagunça o dia inteiro. No relacionamento dentro do mundo escolar aparecia sua timidez. Porém, se alguém vencesse essa primeira barreira, a amizade fluía e se transformava num laço forte e duradouro. Era uma menina estudiosa, prestando muita atenção em sala de aula, sem bagunçar. Adorava escrever redações e, claro, português era sua matéria preferida. Gostava de jogar vôlei e basquete. Com o passar do tempo, e a agitação da vida, acabou abandonando essa prática.

Aos nove anos de idade, Amanda se mudou para Balneário Camboriú (SC) para viver junto com sua mãe, a quem ela sempre considerou uma guerreira e uma mulher forte que não se entrega jamais.

Amanda sempre teve a clara noção do esforço da sua mãe para tocar sua vida naquela versão solo, para cuidar dela, para suprir ao máximo as necessidades da filha, para lhe dar a chance de ter um futuro melhor. Ela comenta que a mãe nunca deixou faltar nada e que sempre foi um exemplo em sua vida, exemplo de mulher de fibra, uma verdadeira guerreira.

Simone Muniz Teixeira, a mãe de Amanda, descobriu um tempo depois de chegar a Balneário Camboriú, que o pai morava na mesma cidade. Lá pelos treze anos da filha, conversou com ela e perguntou se queria conhecer o pai, já que ele estava tão perto. Ela aceitou e o encontro aconteceu. Ele já tinha uma família formada e duas filhas que então Amanda conheceria, o nome delas é Gabriela e Isabelle.

Marcelo Neves, o pai, era dono de um pet shop. Amanda passou a ajudar o pai na loja. Lá trabalhava Jacson Brandel, quase um “filho adotivo” de Marcelo Neves e gerente da loja. Jacson, assim como Amanda, porém por outros motivos, tinha sido criado pelos seus avós. Na sua infância teve um momento marcante: teve sarampo, com complicações, e praticamente foi mandado para casa, pois não teria salvação. Só que aquilo que os médicos deram como etapa final da sua vida, não era a vontade de Deus. A oração de uma irmã da igreja, ele acredita, foi fundamental para sua melhoria. Ele resistiu e venceu a doença.

Jacson Brandel também se considera uma pessoa tímida, porém depois que pula esse muro e se transforma numa pessoa amável, empática e que gosta de se relacionar com todos. Na época em que conheceu Amanda a atração foi mútua.

Aos 17 anos ela já estava casada, abandonando o colégio e indo para Joinville comandar, junto com o marido, um pet shop bem completo num shopping. Lá se misturou tudo: trabalho, casamento, vida pessoal, vida profissional. Isso, unido à inexperiência de Amanda se transformou num grande problema para o casal. Ela tinha que voltar de qualquer maneira a cada fim de semana para Balneário Camboriú.

Ficaram quatro anos em Joinville. Inclusive adquiriram mais um ponto comercial, uma revistaria que era a preferida de Amanda. A mistura complicada de trabalho e casamento acabou desembocando numa separação temporária. Ficaram um mês separados. Tinham se afastado da fé e, como se fossem brasas longe do fogo, foram se apagando.

Amanda considera que tem dois tesouros maravilhosos na sua vida. Julia Brandel, sua primeira filha, nascida no dia 07 de outubro de 2008, quando ela era muito jovem ainda, com apenas 18 anos de idade, e Davi Brandel, nascido no dia 01 de março de 2011. Eles estavam planejando a volta de Joinville para Balneário Camboriú quando Amanda ficou grávida de Davi.

No retorno para o balneário, depois de vender as duas lojas em Joinville, o casal procurou se entender melhor, participaram de um encontro de casais e tudo começou a melhorar entre eles.

Jacson foi trabalhar na área comercial de produtos para pet shop. Amanda tentou uma representação, mas a timidez se transformou num obstáculo intransponível. Não dava certo. Ela começou a se preparar para área contábil. Fez um curso e quando estava prestes a encarar essa nova atividade, um incidente deu uma virada radical na sua vida.

Os avós de Jacson tinham uma relação muito forte e próxima do casal. Amanda nutria um carinho especial por eles e sempre que podia ia ajudar. Foi na casa desses avós que Amanda, ao tentar limpar uma janela, acabou caindo e quebrando a perna, na altura do joelho. Ela conta: – “Eu estava limpando a janela da cozinha, a avó segurando a escada, de repente ela foi fazer alguma coisa e eu não percebi. Me movimentei e acabei caindo em câmara lenta, como num filme, tentando proteger minha cabeça. Todo o peso do meu corpo buscou apoio na minha perna direita; estourou o joelho na hora!”.

Foi uma fratura grave. Ela teve que passar por cirurgia, ficou uma semana hospitalizada e teve que amargar meses de recuperação, além de receber vários pinos na perna. Jacson teve que tomar conta de tudo, com a ajuda da mãe, da sogra e da avó de Jacson.

Para Amanda parecia o fim, uma tortura. Só o esposo trabalhando, cuidando dos filhos e ela na cama. Foram dois meses numa cadeira de rodas e mais quatro meses com muletas. Uma porta de entrada para a depressão.

Dizem que Deus escreve algumas histórias por linhas tortas. Quando o ser humano pensa que tudo vai desabar e se transformar em uma tragédia sem retorno, de repente, com um simples rabisco, tudo se transforma e fica melhor.

Cair da escada, quebrar a perna e ficar “reclusa” por longos seis meses, não foi uma tragédia, acabou sendo uma bênção na vida de Amanda e da sua família. Para fugir do tédio e da depressão, ela começou a brincar com suas unhas. Fazia e refazia, inventava, criava, começando a aflorar sua alma de artista. Começou a publicar nas mídias sociais suas criações. Postava todos os dias fotos com comentários, mostrando cores e apresentações diferentes. As amigas começaram a pedir para ela fazer suas unhas. Viam aquilo na internet e queriam igual para embelezar suas mãos. No começo começou a atender na casa dos avós do Jacson, onde estava morando na época da sua recuperação. Cobrava barato e entregava um trabalho maravilhoso. Muitas pessoas começaram a pedir atendimento domiciliar. Mesmo de muletas ela resolveu atender aos pedidos. Logo já estavam pedindo para que ela cuidasse das sobrancelhas. Amanda fez um curso de design para sobrancelhas e encarou com entusiasmo a nova atividade. Começaram a chover pedidos de atendimentos. Porém, atender a todas ficou inviável por vários motivos: custo operacional (ela usava o carro da família para se locomover) e tempo (ir de um lado ao outro da cidade para atender).

Montaram uma sala na casa, com a mão de obra do próprio Jacson e resolveram as duas questões: tempo e custo da operação. O esposo foi um excelente apoio nesse processo de recuperação e transformação. Sobre ele comenta Ângela Neves: – “é uma pessoa dedicada, organizada e procurando sempre fazer tudo com excelência. Trabalhamos juntos e conheço muito bem a capacidade de trabalho e a dedicação de Jacson”.

Jaison Alcides Severgnini, amigo e compadre de Jacson, também tece elogios para o amigo. Afirma que ele é uma pessoa correta, temente a Deus, competente e que contribui muito quando trabalha em equipe, acrescentando qualidade ao trabalho.

Amanda continuou fazendo cursos, se aperfeiçoando. De repente, começaram a solicitar trabalhos em micropigmentação. Ela precisava fazer um curso para se habilitar e oferecer esse tipo de atendimento. O curso era caro e a situação econômica do casal não estava muito boa. Amanda insistiu, entendendo que era um passo importante no seu desenvolvimento como profissional. Assinou dez cheques e se lançou. Completando o curso começou a trabalhar em micropigmentação. As mídias sociais lhe deram uma projeção incrível. Seu trabalho começou a ser reconhecido rapidamente. Tinha tantos pedidos de atendimento que abandonou os outros procedimentos e se dedicou exclusivamente à novidade. Fazia exclusivamente micropigmentação e maquiagem.

O casal herdou a casa dos avós de Jacson. Com a mudança, foi montado um estúdio com mais espaço e conforto. O volume de trabalho começou a aumentar. Ela chegava a atender doze pessoas por dia. Precisava de alguém para ajudar, para cuidar dos detalhes burocráticos, para organizar seu cotidiano. Jacson começou a ajudar depois das seis da tarde e nos fins de semana. Ele organizava tudo, respondia mensagens, organizava a agenda. Na época ele estava trabalhando como representante na área da construção civil que, casualmente, estava atravessando um período de crise.

Amanda Brandel já estava ministrando alguns cursos, além da carga normal de trabalho diário. A proposta surgiu naturalmente: ela convidou Jacson para trabalhar em tempo integral com ela. No passado, em Joinville, não tinha dado certo, principalmente pela juventude deles e pela pressão do próprio trabalho. Porém, naquele momento era diferente. Jacson aceitou e começou a trabalhar com a esposa. Ele atendia as clientes, cadastrava, cobrava e marcava novos atendimentos. Jacson começou a organizar a parte administrativa e financeira. Trouxe um ar empresarial para o empreendimento.

Surgiu a necessidade de adquirir novos equipamentos. Compraram um aparelho para tratamento a laser. Jacson entrou definitivamente para o negócio, fazendo cursos, preparando-se. Acabou cuidando da administração, da organização dos cursos e também realizando alguns atendimentos como remoção de procedimento antigos e tatuagens. Obviamente, ele teve que vencer alguns preconceitos das próprias clientes, que estão mais acostumadas a serem recebidas e atendidas por outras mulheres. Jacson Brandel, o itajaiense nascido em 1980, que gosta de navegar, pescar, jogar futebol e beach tennis, se integrou totalmente ao estúdio.

O espaço ficou pequeno e veio a mudança para o Sky Business de Balneário Camboriú, no Centro da cidade. Amanda Brandel, a menina tímida, sem perceber se transformou numa marca, que já está alcançando renome até no exterior. O sonho, quase sem avisar, foi se transformando em uma bela realidade. Com essa mudança, conseguiram oferecer mais serviços, além de aumentar a quantidade de cursos que Amanda poderia ministrar, viajando, inclusive para outras cidades do Brasil e do exterior.

O empreendimento, que nasceu dentro de um quarto de uma convalescente, adquiriu perfil de empresa de sucesso, com colaboradores e várias parcerias que diversificaram as ofertas de atendimento da marca. 

Amanda afirma: – “Deus é a base da nossa vida”. Fala isso com sinceridade e com uma fé que transparece na sua voz. Ela já adquiriu um nome forte dentro desse universo no qual se move. Já alcançou reconhecimento ganhando vários prêmios. Em 2019, em São Paulo, recebeu o prêmio de Melhor Sobrancelha da América Latina, escolhida pelos jurados entre trezentas participantes, num evento que reuniu duas mil participantes em total; sendo agraciada com uma viagem a Cancún para duas pessoas. Abriu mão da viagem e preferiu ficar com o dinheiro, investindo tudo em seu estúdio.  Um ano antes, ela tinha participado num campeonato para iniciantes, só para ver como funcionava.  Esse prêmio foi muito importante na vida de Amanda, pois lhe deu projeção nacional e internacional. O caminho do sucesso estava traçado, revelando uma mulher vibrante, com muito foco e com uma visão muito clara do que desejava alcançar.

Em 2020 Amanda Brandel alcançou o terceiro lugar em um campeonato internacional. Para ela teve o gosto de primeiro lugar. Eram 150 concorrentes muito bem preparadas. Alcançar o terceiro lugar é, sem dúvidas, uma grande vitória. Ela também se tornou artista da maior academia de micropigmentação do mundo, superando vários estágios até alcançar esse título de artista.

Amanda Brandel tem alma de guerreira. Ela conta que se apoiou muito na oração, em Deus, para vencer seus medos. Ela admite ter medos bobos e comuns, mas se enxerga como uma destemida empreendedora, com atitude, com pensamento positivo e focada nas suas metas. Ela é uma mulher de fé, que acredita em Deus e no seu potencial. Ela tem certeza de que tudo vai dar certo, por isso empreende sem temores, com pensamento positivo.

Hoje, Jacson é seu apoio, seu companheiro, seu amor, seu pilar de sustentação. Ele é seu maior motivador, sempre elogiando, sempre alentando e motivando.

Julia e Davi, seus filhos amados, são parte desse círculo amoroso que envolve o casal. Amanda está ciente de tudo aquilo que Deus preparou para sua vida e se sente agradecida.

A sempre complicada equação trabalho versus família ficou mais fácil de resolver. Amanda tem mais qualidade de vida e consegue produzir muito mais, sempre aproveitando aqueles momentos em que pode ficar em casa ou viajar, mesmo que seja a trabalho, com o marido.

A marca, Amanda Brandel, já tem seu lugar no mundo. Esta associada à arte, porque é isso que ela faz: transforma um procedimento de embelezamento numa verdadeira obra de arte, realiza a mágica de deixar feliz um olhar triste e deprimido. Amanda já está alcançando ainda mais reconhecimento internacional. Tem várias viagens programadas para Europa (será jurada em Paris e ministrará aulas na Espanha) e para os Estados Unidos da América, onde será palestrante em Orlando. Muitos projetos estão prontos para serem realizados.

Amanda Brandel vem de uma família humilde, mas que lhe deu muito amor, carinho e a apoiou desde sua infância. Ela fazia planos tentando se encontrar na vida, Deus escrevia outra história para ela. Os avós foram de uma importância tremenda na vida dela, da mãe herdou o espírito guerreiro, do pai a força de persistir e não desistir. Ela encontrou em Jacson Brandel muito mais que o seu esposo amado, encontrou o companheiro de luta, o sócio ideal, o parceiro perfeito para desbravar, para conquistar, para alcançar aquelas bênçãos que estão reservadas para eles.

Mesmo enfrentando tempos complicados, como a pandemia que assolou o mundo em 2020, Amanda Brandel conseguiu projetar sua marca e construir uma base excelente para seu negócio, vencendo com bravura e inteligência todos os obstáculos. Com uma plataforma digital alcançou mais de duzentas alunas, conseguindo a façanha de driblar todas as limitações e barreiras de um ano atípico. Foco e persistência foram os ingredientes que alimentaram o pensamento de Amanda, uma mulher lutadora, decidida e forte, consciente de que tinha e tem um papel importante para desempenhar e brilhar.

Amanda Brandel está se tornando uma marca cada vez mais poderosa. Todos os caminhos se abrem, quando alimentamos nossa fé e acreditamos sem hesitar. Amanda e Jacson são prova disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *