Artista Giovanni Bocchi

Em entrevista, conheça o artista Giovanni Bocchi, responsável pela primeira galeria de arte de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Giovanni, quando e como você conheceu a arte?

Bom, basicamente desenho já desde meus 3 ou 4 anos, então já desenhava mesmo antes de saber de fato o que era a arte em si. Fui descobrindo o significado de arte depois, com o tempo conforme melhorava minha técnica.

Lembra qual foi o primeiro desenho que fez?

O primeiro desenho que fiz e me lembro foi uma caravela, em um teste para ingressar na pré-escola, quando alunos ainda não sabem escrever.

E suas especializações, como fez para alcançar tamanha perfeição?

Comecei a desenhar fazendo muito trabalho de observação, desenhando barcos, peixes, dinossauros e outras coisas que via em livros de história, documentários e coisas do tipo. Depois para aprender perspectiva e deixar meu trabalho um pouco mais realista o caminho naturalmente foi começar a desenhar arquitetura com ponto de fuga, para melhorar minha percepção 3D.

Possuí algum ídolo dentro desse mundo artístico?

Muitos grandes artistas do passado me inspiram, além dos famosos Da Vinci, Michelangelo e etc., me inspiro também em Gaudí, Giovanni Panini e Giovanni Piranesi, este último, tendo um trabalho muito similar ao que faço hoje.

No que se inspira para criar as peças?

Cada peça é diferente, algumas tem inspiração em filmes, livros, histórias, algumas são apenas imaginação minha ou algo que eu julgue que poderia dar um bom quadro. As vezes até coisas que eu sonho.

Pra quem está começando no ramo, qual dica você daria?

Criar um estilo próprio é tão importante quanto saber desenhar. Copiar é bom no início para o artista ter repertório e melhorar na questão da técnica, depois disso é preciso que sua arte possa se diferenciar do restante das obras de outros artistas.

Você realiza qualquer tipo de desenho?

Não, não faço retratos nem caricaturas nem nenhum tipo de arte moderna (cubismo, abstratos e etc.).

Como fazer para encomendar uma peça sua?

O ideal antes da pessoa encomendar uma peça minha é ela entender como o trabalho é feito e conhecer outros trabalhos que eu já fiz, para ela ter ideias de quadros que poderia gostar dentro deste estilo. Meus contatos são o Facebook, o Whatsapp e o Instagram, além é claro, de minha loja física no centro de Gramado.

Você inaugurou a primeira galeria de arte de Gramado, como surgiu a oportunidade?

Isso foi no ano posterior a ter feito minha primeira exposição no Louvre, que foi em 2014. Percebi que precisava ter um espaço físico que fosse meu, para poder expor os quadros, que não havia mais espaço para amadorismo, antes disso fazia exposição em shoppings centers e pagava altos alugueis para eles. Me dei conta que era mais certo eu ter uma loja só minha ao invés de promover exposições temporárias, cada vez em um local diferente.

A quanto tempo a Galleria D’arte Giovanni Bocchi está em Gramado?

Há mais de 3 anos.

Quais os contatos e redes sociais para os leitores acompanharem mais sobre o seu trabalho?

Instagram é o @galeriagramado

Facebook: fb.com/arquinauticos

Whatsapp é o 51 99970 5824

E o endereço da loja é Borges de Medeiros número 3165 loja 7, centro, Gramado

Fica no prédio em frente ao hotel Casa da Montanha

Faixa de preços dos quadros: gravuras prontas de 70 reais a 500 reais

Trabalhos sob demanda variam de 1.000 a 6.000, cada caso é um caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *