Pular para o conteúdo

Cadeira flexora e mesa flexora

    Quando falamos dos exercícios cadeira flexora e mesa flexora devemos analisar alguns pontos básicos como: angulação do quadril, ativação muscular e alongamentos musculares.

    Os isquiotibiais são músculos biarticulares o que leva os mesmos a ficarem em posição mais alongada quando há uma flexão de quadril em torno de 90* (sentado).

    Estudo de Maeo (2020), buscou avaliar a hipertrofia muscular dos isquiotibiais nos exercícios de cadeira flexora e mesa Flexora no qual obtiveram resultados significativos mostrando hipertrofia de 14% na cadeira flexora e de 9% na mesa flexora.

    Os resultados foram atribuídos ao alongamento maior na posição sentada do que deitado fazendo com que haja um estresse maior na musculatura envolvida.

    Yanagisawa 2020, também encontrou maior ativação muscular em isquiotibiais na posição sentada em relação a posição deitada.

    Schaefer e Ries (2010), analisaram a atividade eletromiográfica dos músculos bíceps femoral (BF) cabeça longa e semitendíneo (ST) durante movimentos de flexão do joelho em dois aparelhos: a cadeira e a mesa flexoras. O estudo mostrou maior ativação em BF na mesa flexora em relação a cadeira.

    Ambos os exercícios são importantes, e tem suas particularidades o que cabe ao profissional de educação física lhe orientar e prescrever da melhor maneira possível seu treino.

    Procure um profissional graduado.

    Por Studio Bio Forma
    studiobioforma.com.br
    @studiobioforma

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *