Categories: Saúde e Bem-Estar

Como amenizar os efeitos da luz azul-violeta emitida por eletroeletrônicos

Smartphone, tablet, notebook, computador, televisão… São muitos os eletroeletrônicos que fazem parte do dia a dia das pessoas. E, além de prenderem sua atenção a ponto de você passar horas à frente deles, sabe o que todos têm em comum? A emissão da luz azul-violeta.

O que é a luz azul-violeta? 

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul-turquesa e a luz azul-violeta. A versão turquesa é responsável por organizar o relógio biológico, como atuar na liberação de substâncias que controlam o sono, o estresse e o bem-estar. Já violeta, presente em luzes artificiais de led e em aparelhos eletrônicos, em excesso, causa problemas à visão. Isso porque deixa os olhos mais secos, afeta o sono e traz mais dificuldade para enxergar objetos distantes com nitidez (favorecendo o desenvolvimento da miopia).

Como a luz azul-violeta age no organismo 

Ao usar aparelhos eletrônicos por muito tempo, principalmente durante a noite, a produção de melatonina é bloqueada. A melatonina é um hormônio produzido na ausência de luz e tem a função de regular o relógio biológico, dar sono à noite e disposição pela manhã.  Ao usar o celular antes de dormir, o corpo entende que “ainda é dia e precisa se manter acordado”.

Durante uma pesquisa da Universidade de Harvard, foi comparado o efeito da exposição à luz azul e à luz verde (comum), de brilho semelhante, durante 6,5 horas. Foi concluído que a luz azul suprimiu a melatonina por cerca de duas vezes mais que a luz verde e alterou o ritmo circadiano (período de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia) em duas vezes mais.

Segundo Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, a exposição prolongada pode causar degeneração macular, problemas sérios na retina e até mesmo levar à cegueira. “Essa luz tem uma fototoxicidade, que deve ser considerada. O efeito é cumulativo, ou seja, não vai acontecer nada no mês seguinte, mas sim ao longo dos anos”, alerta a médica.

Outros estudos realizados pelo King’s College de Londres (Inglaterra) e pela Universidade de Haifa (Israel), comprovaram que o hábito desencadeia uma série de problemas associados ao sono ruim. A longo prazo, além de mau humor e cansaço, as noites mal dormidas podem levar à diabetes, depressão e obesidade em adultos e crianças.

A consequência mais preocupante foi apontada por pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, onde um estudo publicado na revista científica Nature mostra que o espectro de luz azul-violeta é potencialmente tóxico às células fotorreceptoras de retina. Isso aumenta o risco de degeneração ocular e, no extremo, pode levar à cegueira.

Óculos com filtro azul ajudam a proteger os olhos

Para evitar que a luz azul “ruim” prejudique a saúde dos olhos, vale a pena controlar o tempo gasto em frente aos eletroeletrônicos, mas também experimentar os óculos com a tecnologia do filtro azul de proteção contra esse tipo de iluminação. Esse tipo de óculos protege o usuário da fadiga ocular, da visão embaçada e das dores de cabeçaconstantes. Além disso, também proporciona maior conforto aos olhos, visão mais relaxada e uma percepção mais natural das cores.

Para proteger seus olhos com óculos de qualidade, conte com as Óticas Diniz. Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram 

Deixe um comentário

Recent Posts

Miss Santa Catarina Terra 2022

Túlio agrega toda sua expertise na realização de concursos de beleza ao Miss Santa… Read More

11 meses ago

Jovens atletas de Camboriú ganham destaque em Joinville

No dia 11 de junho aconteceu o Campeonato Escolar de Karatê, na cidade de Joinville.Camboriú… Read More

12 meses ago

E para comemorar o aniversário de Itajaí…

Gente linda, arte, dança, moda e diversão acompanham o mix de uma boa programação para… Read More

12 meses ago

Um Dia dos Namorados embalado por nova collab Armandinho + Santacosta

 Foi dado o start e 5ª collab entre o cantor Armandinho e a catarinense… Read More

1 ano ago

Impulsionamento nas Mídias Sociais

Quando se fala em empreendedorismo, já vem aquela frase: “quem não é visto, não é… Read More

1 ano ago

Saber Ouvir

Conversando com o Leandro, um apaixonado por treinamentos, que está me ajudando no desenvolvimento de… Read More

1 ano ago