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Como vender pelo Instagram?

O processo de venda mudou: como transformar um usuário em cliente em 4 dicas

Desde quando surgiram os primeiros negócios na humanidade, o processo de venda sofreu muitas alterações. Antigamente, embora ainda ocorram alguns casos, era muito comum você estar dentro de casa tomando um café e receber a visita de um vendedor para te oferecer algum produto. Hoje em dia, no entanto, as normalidades são outras. Muito mais comum do que a visita de um vendedor, é ver um anúncio pelo Instagram de alguma empresa que direcionou a sua publicidade para um público-alvo semelhante ao seu.

De acordo com Helton Magalhães, CEO da Academia Digital, “vender não é apenas trocar um produto ou serviço por dinheiro: esta é apenas uma etapa do processo”. A ação de vender começa lá na identificação do seu cliente e das suas necessidades, passa pelo atendimento, encantamento, conclusão da compra e termina no pós-venda. Todas as etapas são muito importantes e otimizar cada uma delas melhora seus índices de vendas. Com a relevância cada vez maior das redes sociais nos processos de compra e venda, é fundamental conhecer cada plataforma e extrair o máximo potencial dela.

Para poder otimizar e conseguir extrair mais vendas do Instagram, acompanhe abaixo algumas dicas fundamentais para a sua empresa:

Capriche no Visual do Perfil

Em sua essência, o Instagram foi criado para compartilhamento de imagens, ou seja, a comunicação visual é a base da rede social. Por isso, vale a pena dedicar um tempo maior para a identidade visual do seu negócio: escolha uma foto de perfil impactante e que tenha a ver com a sua empresa, afinal este vai ser o primeiro contato visual do cliente. É importante seguir a identidade nas publicações, para que não pareçam posts aleatórios. A identidade da marca também é importante na linguagem a ser utilizada: avalie se o seu negócio exige uma comunicação mais formal ou informal e siga na mesma direção.

Conheça o seu público

Para isso, vale lançar mão de pesquisas e análise de métricas e dados. “Recentemente, foi possível testemunhar o caso de uma usuária com mais de 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas: isso nos mostra que quantidade de seguidores não é sinônimo de vendas, o que importa é identificar, e ter como seguidores, potenciais clientes”, comenta Magalhães.

Conteúdo é tudo

No Instagram, não há espaço para conteúdo extenso, mas é possível produzir conteúdo de qualidade e impactar clientes utilizando-se de textos mais compactos. Aqui também vale seguir a dica acima e conhecer seu público para produzir conteúdo interessante e atrativo aos seguidores. “Não esqueça de revisar seus textos para evitar erros ortográficos e gramaticais, que passam uma impressão ruim ao público”, alerta o especialista.

Não esqueça dos Stories e Vídeos

Os stories e vídeos fazem parte da estratégia de conteúdo a ser publicado, mas este tipo de postagem é um pouco mais específico. A ferramenta stories é ótima para postagens de enquetes, eventos, situações do cotidiano da empresa, promoções, códigos de desconto, indicações, avaliações positivas do seu produto ou serviço, anúncios com links e também storytellings, que são postagens sequenciais com o objetivo de contar uma história ou passo a passo de alguma coisa. O importante ao usar o stories é evitar postagens excessivas (o chamado overposting), pois o usuário pode perder o interesse antes de chegar na última postagem do stories.

No caso dos vídeos, o Instagram permite postagens de até 60 segundos na linha do tempo, então abuse da criatividade para criar vídeos interessantes que prendem a atenção do usuário logo no início. Além disso, use e abuse do Reels, visto que são ferramentas de alta visibilidade no Instagram.

Atendimento de Qualidade é fundamental

“Assim como em outras redes sociais, se você abre um canal de contato para o seu cliente, é fundamental que o atendimento seja rápido, afinal, em uma rede social onde são várias as opções e facilidades, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo por um atendimento”, afirma o profissional.

Se optar por respostas automáticas, facilite o máximo possível para o cliente saber o que precisa, sanar sua dúvida ou concluir sua compra.

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