Formando equipes de alta performance

Empresários e líderes de todos os ramos sempre estão a busca de um profissional com um currículo invejável. Um dos principais desafios é, além de encontrar, reter os bons talentos.

Um grande líder tem que ter esta habilidade. O problema é que alguns destes profissionais com excelentes currículos não trazem bons resultados para dentro das organizações e depois de um tempo acabam se tornando parte do círculo de confiança do líder/empreendedor.

Segundo John Maxwell quando isto acontece a organização acaba por absorver pequenos prejuízos, pelo fato deste empreendedor não querer mexer neste círculo de confiança, pois para ele já se tornou uma zona de conforto.

Acontece, que de grão em grão a galinha enche o papo, como bem diz o ditado popular.

Ao negligenciar os pequenos prejuízos entra-se em um processo de entropia, ou seja, a destruição por dentro, ainda que por fora pareça estar “bonito”.

Neste caso o correto, segundo próprio Maxwell, que é o maior treinador de líderes vivo, é admitir a real situação, com muita clareza, pois somente assim há possibilidade de iniciar as mudanças.

Estas mudanças podem iniciar com um bom processo de recrutamento e seleção que pode parecer caro à primeira vista, que mais adiante trará economia no processo de demissão, recontratação e treinamentos. Ainda, para que um líder não se martirize demais é importante admitir que até se chegar na equipe ideal muitas contratações, demissões e treinamentos irão acontecer.

Por Rodrigo R. Valentini
Nobre CEO – Nobre Treinamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *