HELAINY SAUT

A alma e o coração de Situs Design

Quando ela chegou ao mundo, lá no dia 23 de agosto de 1979, não existia maternidade em Camboriú. Por esse motivo, ela foi mais uma camboriuense que nasceu em Itajaí (SC), mas é uma legítima filha da terra, impregnada do espírito da cidade e do seu povo.  

Helainy Rebello Saut, filha de Pedro Antônio Saut e Valtair Iolanda Rebello Saut começou a trabalhar muito cedo, quando tinha apenas treze anos de idade.

Seu primeiro trabalho foi no Cartório Camargo, Registro de Imóveis de Balneário Camboriú. Assim começou a sua atividade laboral na frente de um computador. Lá, Helainy cadastrava os prédios existentes em Balneário Camboriú, utilizando pela primeira vez um computador de maneira profissional. Para ela, uma adolescente inquieta, foi uma grande experiência pessoal e motivo de crescimento em sua vida.

Enfrentar o mundo laboral desde tão jovem, deu uma base muito forte para a futura profissional, preparando-a para o que viria, treinando-a para voos mais altos e mais emocionantes.

 Enfrentar aquele universo desconhecido e desafiador, desde tão cedo, não a privou de ter uma infância e uma juventude que ela considera simplesmente maravilhosa. Conta que a praça central de Camboriú, aquela da figueira enorme, era seu jardim particular, seu lugar preferido, quase uma extensão da sua casa. Lá brincava com a sua turminha, revelando sua personalidade espoleta, seu lado comunicativo e divertido desde muito pequena.

Ela valoriza muito essa época da sua vida. Comenta que, quiçá, as famílias tinham muitas dificuldades econômicas, muitos problemas, mas isso não afetava a qualidade de vida das crianças, que brincavam e descarregavam o excesso de energia na rua, brincando até tarde, algo que, nestes tempos complicados, já não pode ser praticado com tanta liberdade. 

Helainy destaca que, sem dúvidas, o mundo moderno proporciona muitas coisas para a garotada, mas o que ela e sua geração viveram é insubstituível, único e maravilhoso.

Ela amava ir para a escola, adorava estudar, mas não era uma aluna que passasse horas inteiras enfiada nos livros. Prestava muita atenção na sala de aula, era comportada, pegava com facilidade os temas e se saía bem. Suas matérias preferidas eram Matemática, Arte e Biologia.

Tinha facilidade para se relacionar com os colegas e professores. Muitas das amizades daquela época se fortaleceram e existem até hoje na vida de Helainy. Cada vez que tinham que fazer um trabalho em grupo, a casa escolhida era a dela. Coincidentemente, sua mãe era professora e, com certeza, orientava a turma, mesmo estando fora de seu horário de trabalho.

Ela gostava muito de vôlei e jogava sempre que podia. Na vida adulta, mesmo sabendo que é algo necessário para a saúde, encara a visita a uma academia sem muito entusiasmo, por obrigação. Não é muito interessada desse tipo de exercício.

Helainy tinha 24 anos quando seu pai teve um infarto fulminante e faleceu. Foi um golpe muito duro, uma dor espiritual e física tremenda. Ela ainda morava com os pais quando o destino bateu forte na família. Ela sentiu o golpe profundamente. Ela era muito apegada ao pai e sua partida a afetou intensamente. Demorou muito tempo para se recuperar, para sair daquele poço profundo de dor e tristeza. Porém, é uma mulher que procura enfrentar as dificuldades e a adversidade, as rasteiras da vida, com otimismo e com uma visão sempre positiva, mesmo nos momentos mais difíceis e dolorosos. Isso a ajudou a superar aquele momento de tristeza profunda.

Helainy Saut estudou no Colégio José Arantes e, quando chegou a hora de cursar o 2° Grau, teve que ir ao Unificado, em Balneário Camboriú.

Tinha dezoito anos quando concluiu o Ensino Médio, fez o Vestibular, passou e quatro anos depois se formou. A sua graduação foi em Design Industrial. Ciente das dificuldades que enfrentaria, ela logo fez uma pós-graduação em Design Gráfico, enxergando um nicho maior de atuação, especialmente por perceber exatamente qual era o perfil da cidade.

Na época em que terminou a faculdade, ela trabalhava na Prefeitura de Camboriú. Assim que se formou, em 2002, quis sair da Prefeitura e montar seu próprio negócio, mas o prefeito pediu para ela ficar até o fim do seu mandato, alegando que precisava muito do trabalho dela. Apenas quando terminou o mandato do Prefeito, ela ficou livre daquele compromisso e se desligou da Prefeitura. Isso aconteceu em 2004.

Foi ali, trabalhando na Prefeitura de Camboriú, que conheceu seu futuro sócio: Eduardo Cândido, alguém que além de fazer parte de uma sociedade bem sucedida, se transformou em um amigo. Ele conta como se conheceram e acabaram virando sócios: – “Eu a conheci quando começamos a trabalhar juntos na Prefeitura de Camboriú, no setor de compras, em 1997. Foi trabalhando na Prefeitura que pensamos em criar a Situs Design, um sonho que se transformou em realidade”. Cita Helainy.

Helainy tem boas lembranças desse momento da sua vida. Trabalhar com Eduardo, e depois levar adiante o projeto de empresa com ele, foi um acontecimento importante na sua vida. Para ela, Eduardo é uma pessoa muito inteligente, responsável e competente.

No ano seguinte, 2005, Helainy Saut e Eduardo Cândido concretizaram o sonho que vinha sendo acalentado durante alguns anos. Depois de muitas conversas, finalmente abriram a Situs Design, uma empresa especializada em desenvolver a imagem de marcas empresariais e pessoais.

Helainy, que tinha se preparado para enfrentar esse desafio, cursando uma faculdade e fazendo sua pós-graduação, já vinha realizando alguns trabalhos, de maneira informal, para amigos, conhecidos e pessoas que a procuravam, depois de ter referências sobre o seu trabalho.

A novel Situs Design começou a fornecer serviços de design gráfico variados, com criação de logotipo, materiais promocionais, papelaria, com muita ênfase na criação de identidade visual, tão importante no mundo atual.

O leque de serviços não se limitou à criação de logotipo ou produção de papelaria para as empresas e pessoas físicas. Além dos tradicionais cartões, papel de cartas e folders, a Situs Design começou a desenvolver placas, fachadas e a criação de sites, com acentuada preocupação na identidade visual das empresas e pessoas que contratavam seus serviços.

Para aquelas empresas que já tinham uma identidade visual desenvolvida, foi oferecido o serviço de revitalização da marca. Dependendo do tipo de empresa e do ramo da mesma, o trabalho poderia ser entregue como um impresso normal ou no formato digital.

Em pouco tempo, Camboriú ficou pequena para o desenvolvimento da empresa. Outras cidades começaram a requisitar seus trabalhos, não só da região, mas de outros lugares impensados num primeiro momento. O mágico universo da internet permitiu que a Situs Design pudesse oferecer seus serviços para outras partes do mundo, realizando trabalhos para empresas de diferentes cidades, fora do Brasil.

Márcio Pereira Melo conhecia Helainy desde que eram adolescentes, pois ele era amigo de seu pai e depois acabaram trabalhando juntos na prefeitura de Camboriú. Acabaram se casando e enfrentando juntos, em família, os diferentes momentos e desafios próprios da vida. Ele conta que Helainy é bem-humorada, persistente e teimosa, tudo na medida certa. – “Ela é uma mulher de fibra, muito leal e uma mãe muito dedicada e atenta”, afirma.

Há admiração nas palavras de Márcio quando se refere a sua esposa. Do seu ponto de vista, não é nada fácil ser mãe e empresária ao mesmo tempo. Helainy, num lapso de um ano e dez meses, foi mãe duas vezes. Apegada ao pai e à mãe, ela demorou em deixar a casa paterna e construir sua própria família.

Esse é um dos motivos pelo qual ela valoriza tanto a vida familiar. Focada e dedicada ao trabalho, não descuida do convívio com a família. Acredita que é algo muito importante para sua sustentação emocional.

Quando Márcio Melo opina sobre o Situs Design não poupa elogios: – “é um escritório formado e conduzido por uma dupla extremamente competente e que faz um trabalho com tanta excelência que até eu, como esposo da sócia, recebo elogios pelos resultados obtidos!”.

Para Helainy harmonizar a vida familiar e empresarial não foi uma tarefa fácil. Ela sempre foi muito focada no trabalho, na dedicação total, sempre bebendo da adrenalina de uma atividade que exigia toda sua atenção.

O casamento, os filhos, a família, trouxeram uma nova realidade para sua vida. Ela teve que rever algumas coisas e se adaptar à nova realidade.

 Quando o Situs Design adquiriu corpo e força, e Helainy já estava firme nos seus estudos sobre Interiores, o próximo passo foi abrir um escritório em Balneário Camboriú.

Contou com a colaboração de duas sócias, naquele momento. Tudo correu bem e estava dando resultado, porém, bem na época, Helainy ficou grávida e as sócias tiveram que desistir, por diferentes motivos. 

Sobre esse empreendimento em Balneário Camboriú, Eduardo Cândido comenta: – “Além do design gráfico, que é o foco da Situs Design, a Helainy começou a estudar design de interiores para ampliar conhecimentos e a sua área de atuação. Após os estudos e juntamente com duas colegas de curso, criaram a It Home Design, voltado para a área de interiores. Funcionou paralelamente a Situs Design durante alguns anos, com escritório próprio em Balneário Camboriú, atendendo vários clientes. O negócio era promissor e tendia a crescer, porém, devido a problemas particulares, as duas sócias precisaram sair e o escritório fechou. Helainy não desistiu e manteve a marca. Depois de algum tempo, conheceu outras duas profissionais que se associaram a ela e reabriram a It Home, agora com escritório em Camboriú. E, o que não é pouca coisa, a Situs nunca parou de funcionar. Considerando que durante esse tempo ela teve duas crianças, dá para entender que ela não é uma pessoa que desiste dos seus projetos”.

Para Eduardo Cândido, sua sócia e amiga, Helainy é uma mulher com muita facilidade para se comunicar com as pessoas. Na visão dele, ela é confiante, acredita nas pessoas e sempre se entusiasma com novos projetos. Helainy, segundo Eduardo, é uma pessoa leal, persistente e muito otimista.

Sandra Mara Graf Pires é uma cliente satisfeita com a Situs Design e com o trabalho e dedicação de Helainy.

– “Recebemos o convite da Havan para abrir duas novas lojas’’, comenta Sandra Mara Graf Pires. – ‘‘Num prazo muito curto. O desafio era atender à solicitação da Havan sobre uma nova roupagem da loja, que já temos há quase dez anos, sem perder a essência. Ligando o que já existia a algo totalmente novo. E foram dias de muito trabalho. Helainy sempre se mostrou muito dedicada e também muito firme. Levando à risca o que pedimos e respeitando os prazos de entrega. O resultado foi a inauguração dentro do curto prazo que tínhamos. A admiração de todos pelo belo trabalho desenvolvido foi gratificante. Hoje serve de referência para que os demais locatários entendam o que a empresa necessita, ao pedir e receber um projeto bem feito”.

Sandra Mara considera Helainy uma pessoa muito dedicada, direta e, sobretudo, excelente profissional.

Para ela, a Situs Design é uma empresa séria e inovadora, que a surpreendeu com o excelente e maravilhoso resultado apresentado. Ela é uma cliente satisfeita que valoriza o profissionalismo, seriedade e empenho, que reconhece quando recebe um serviço de qualidade, de excelência.

Conciliar a vida profissional e pessoal, o trabalho e a família, tem sido um desafio e tanto para Helainy Saut. Ela é consciente de que, por alguns padrões, formou sua família e teve filhos um pouco mais tarde que outras mulheres. Focada em seus pais e em seu trabalho, ela se demorou um pouco para assumir uma família. Por isso, talvez, sente que tem que dispor de mais tempo para seu marido, formado em Direito, um corretor que tem uma queda muito grande pela política e para seus filhos. Helainy incentiva o marido a seguir a carreira política.

Quando voltou ao trabalho, depois de ser mãe pela segunda vez, adotou um horário mais elástico, dedicando suas manhãs aos filhos, à família, e a parte da tarde ao trabalho. Não é uma regra rígida, sempre há exceções, mas ela procura seguir seu plano, para conciliar seu lado esposa e mãe com a profissional dedicada, focada e reconhecida pela qualidade do seu trabalho.

Seu avô, Pedro Saut Junior, foi o primeiro prefeito eleito de Camboriú pelo voto direto. O DNA da política está no seu sangue e ele não tem como negar isso nem esquecer. Márcio Pereira Melo tem sido um apoio muito importante para Helainy.

Helainy Saut está sempre de olho em novos desafios. Em 2016 começou a construção do que seria, em Camboriú, o novo escritório de Design de Interiores. Juntamente com a Larissa Bastos que é designer de interiores começou em novembro de 2019 uma nova parceria. O começo foi prometedor, enchendo as parceiras de otimismo em relação ao futuro da empresa. A pandemia do covid-19 em 2020 atrapalhou um pouco, mas não diminuiu o entusiasmo do trio de empreendedoras.

Helainy costuma dizer que ao seu redor sempre teve só pessoas maravilhosas. – “Sempre trabalhei com pessoas maravilhosas’’, afirma. – ‘‘Isso acontece desde a época em que trabalhou no cartório Camargo em Balneário Camboriú, na Prefeitura e na It Home. Não posso reclamar de nada nem de ninguém. A sociedade sempre deu certo para mim. Todos passam por dificuldades, mas o que eu posso dizer, sem medo e sem dúvidas, que sou uma pessoa realizada familiar e profissionalmente”.

Sua história profissional retrata uma mulher que se relaciona com facilidade, que tem empatia e se comunica sem inibições, indo direto ao ponto. Ela não desiste nunca. É consciente que todo momento serve para alguma coisa e contribui para seu crescimento. Fecha-se uma porta, se abre uma janela com uma vista muito melhor, com melhores perspectivas.

Ela se lembra de momentos marcantes. Quando tinha o escritório de design de interiores em Balneário Camboriú, por exemplo. Uma das sócias adoeceu e a outra saiu por motivos de maternidade. Helainy também estava prestes a ter o seu segundo filho, mergulhando de corpo e alma na maternidade. Então tomou uma decisão importante: fechou o escritório de Balneário Camboriú e já foi pensando no plano B, que resultou na loja de Camboriú, contando com o apoio de Larissa Bastos, sua parceira neste novo empreendimento. 

Helainy sente um prazer imenso em ver como seu trabalho contribui para o sucesso dos seus clientes. Quando vê um trabalho seu contribuindo muito para o sucesso de uma marca, de uma pessoa, ela sente que está no caminho certo, que pode proporcionar muito mais ainda.

Já se passaram quinze anos, desde que a Situs Design abriu suas portas para a cidade de Camboriú e região. Helainy se sente feliz quando vê que seu trabalho está ajudando uma empresa, uma marca, a se posicionar e ganhar espaço, alcançando cada vez mais um público que tende a se transformar em cliente.

Tudo começa no trabalho de Helainy. Ela tem muita paciência para atender e interpretar o que o cliente quer. Tudo começa nela, como se fosse a base de tudo.

– “Vejo minha marca como algo intimista’’ comenta Helainy, – ‘‘não uma grande empresa, senão uma empresa com ótimo relacionamento com o cliente”.

Ela e seu sócio Eduardo comandam todo o espetáculo, sem esmorecer e com muita visão do futuro.

Quando questionada quem é ela, responde: – “Sou uma pessoa leal, honesta, amiga, trabalhadora, um pouco fechada, que não faz amizade fácil, apesar de ter muitos amigos. Mas, sou uma amiga fiel, alegre, divertida, sempre pensando positivamente. As coisas que acontecem nos ajudam a nos conhecer. Sou uma mulher que tem muita fé!”.

Muitas vezes ela se surpreende com suas próprias reações perante algumas situações. 

Este é um brevíssimo resumo da vida profissional e pessoal de Helainy Rebello Saut. Uma mulher com visão, que começou sua vida profissional com ternos treze anos, foi construindo sua carreira com entusiasmo, estudando, vencendo etapas, montando, junto com seu amigo e sócio Eduardo Cândido, uma empresa que caminha firme para mais uma década de existência, entregando trabalhos de excelência reconhecida e admirada por muitos.

Ela é uma mulher que não foge de desafios, que não se entrega, que não desiste e trabalha focada, com muita dedicação e entusiasmo. Helainy é uma mulher agradecida, impregnada de fé, com muita visão de futuro e com uma energia que parece inesgotável, com muita vontade e chances de crescer muito mais, de alcançar patamares destacados, levando o nome da sua empresa e o próprio nome a lugares de destaque, iluminando o mundo ao seu redor. 

Helainy Rebello Saut, uma mulher dedicada, focada e disciplinada. Está construindo não sua marca, a marca da sua empresa; está gravando nas páginas da história local, seu nome e suas conquistas com letras de ouro.

Uma história de vida que é pura inspiração: Helainy Rebello Saut, a alma e o coração de Situs Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *