Com um litoral tão belo, Santa Catarina ainda consegue surpreender em lugares como a Ilha de Porto Belo. Localizada na baía e no município de mesmo nome, a ilha mantém uma infraestrutura turística e de serviços para bem atender os visitantes.
São no máximo 1.879 por dia, conforme estudo de profissionais especializadas em turismo sustentável. Tão antiga quanto a fundação da cidade, a Ilha de Porto Belo carrega registros históricos em sua geografia, como hieróglifos em algumas rochas. Desde o século 18 ela figura no dia a dia dos moradores e em 1994 passou a ser um recanto de lazer e preservação da natureza. Estas já seriam razões mais do que especiais para visitar o espaço, mas vamos além e sugerimos outros sete motivos para visitar a Ilha de Porto Belo.
Balneabilidade – Este é um ponto bem forte da Ilha de Porto Belo. A análise é feita em três pontos da praia principal e toda a análise está disponível para o público no quiosque de serviços, bem na entrada do lugar. Sempre com qualidade para banho, as praias da ilha têm água cristalina e a possibilidade muito grande de ver peixes e tartarugas.
Serviço qualificado – com equipe fixa que atua durante todo o ano, mesmo quando o espaço atende apenas visitas técnico-ambientais de escolas e universidades, o local oferece mão de obra qualificada para bem-atender o visitante. Além da parte de cozinha e bar, tem ainda equipe de limpeza e profissionais que auxiliam nas atividades de turismo e lazer. Para os interessados, há ainda serviço de locação de equipamentos de praia, como guarda-sol e cadeiras. O resultado é a alta satisfação de quem passa bons momentos curtindo cada atração.
Natureza – Pedaço de Mata Atlântica, a Ilha de Porto Belo tem um programa intensivo de preservação. Aves, insetos, plantas, animais marinhos… Uma incrível composição que dá à região a garantia de ser um local único no planeta. E este contato com o meio ambiente é algo possível no dia a dia dos visitantes. O passeio pela ilha pode iniciar com uma bela caminhada pela trilha ecológica. O trajeto é de cerca uma hora, com médio grau de dificuldade. O trecho é circular e possui 1,3 quilômetro em meio à Mata Atlântica. O ponto alto da visita autoguiada, são as curiosidades e lendas relacionadas à história de ocupação da ilha. Ao longo da trilha também existe o mirante, que presenteia o visitante com uma vista fantástica.
Sustentabilidade – é grande a preocupação em manter preservada a natureza da Ilha de Porto Belo. E agindo inclusive na multiplicação da informação junto aos usuários. Na temporada passada foi dado início à campanha de bitucas de cigarro, que passaram a ser recolhidas em recipientes diferentes, contabilizadas e as pessoas receberam orientação. Já são milhares de resíduos que deixaram de poluir as praias da ilha. Nesta temporada começou a campanha de redução de resíduos plásticos, com o uso de copos retornáveis com material plástico reciclável e também de papel (usado para coquetéis, caipirinhas e sucos naturais), que se decompõem em 32 semanas. “O resultado é diário e percebido na redução de volume de lixo comum levado para recolhimento da prefeitura”, salienta o empreendedor Alexandre Stodieck. Ele destaca que a instalação de uma terceira lixeira para erva-mate garantiu que os rejeitos plásticos deixassem de ser impedidos de envio para reciclagem por conta da sujeira.
Atividades esportivas e de lazer – Quem adora o mar não pode ficar de fora das várias possibilidades oferecidas na Ilha de Porto Belo. Quer exercitar os braços e testar o equilíbrio? O passeio de caiaque é a melhor alternativa. Para os amantes da velocidade e adrenalina, o banana boat é a pedida. Nesta linha do vento no rosto e alta velocidade na água, o esqui-aquático é a modalidade! E se o calor está forte, que tal conhecer as seis trilhas subaquáticas e manter contato com a fauna e a flora marinha da região? O mergulho é oferecido para as diferentes idades, com ou sem experiência. Os passeios de lancha completam o leque de possibilidades de atividades esportivas e de lazer.
Gastronomia – Três diferentes espaços concedem ao visitante a oportunidade de experimentar o melhor da cozinha catarinense. Os cardápios vão da cozinha contemporânea regional, aos petiscos a base de frutos do mar e saladas, lanches no prato e sanduíches naturais. Saborear o melhor dos frutos do mar e pescados com a incrível vista da praia é mais uma experiência encantadora.
Ecomuseu – O Ecomuseu Univali é um espaço cultural que retrata o resgate e valorização dos costumes, hábitos e história das comunidades litorâneas de Santa Catarina. É um atrativo diferenciado que reforça os vínculos entre as pessoas e o ambiente através da integração de atividades educacionais e turísticas. Ossadas de animais marinhos e exposição de itens dos antepassados são algumas das peças do acervo. A entrada é gratuita.
Túlio agrega toda a sua expertise na realização de concursos de beleza ao Miss Santa… Read More
No dia 11 de junho aconteceu o Campeonato Escolar de Karatê, na cidade de Joinville.Camboriú… Read More
Gente linda, arte, dança, moda e diversão acompanham o mix de uma boa programação para… Read More
Foi dado o start e a 5ª collab entre o cantor Armandinho e a catarinense… Read More
Quando se fala em empreendedorismo, já vem aquela frase: “quem não é visto, não é… Read More
Conversando com o Leandro, um apaixonado por treinamentos, que está me ajudando no desenvolvimento de… Read More
Deixe um comentário