MAIARA FORMENTO FIGUEREDO

MAI’S ESMALTERIA E ESTÉTICA – Desafios são feitos para serem superados

Em 1991 iniciava-se uma nova história, dessa vez da jovem Maiara Formento Figueredo que nasceu em Itajaí no dia 25 de julho. É filha de Mara Lúcia e Gerson Laerte, e sempre viveu na cidade catarinense, conhecida por ser uma das cidades portuárias pertencente a região do Vale do Itajaí e por possuir o segundo maior produto interno bruto (PIB) e renda per capita de Santa Catarina.

Quando nasceu, sua mãe Mara Lúcia já era professora no município, o que fez com que sua infância fosse vivida a base da educação, estudos e regras. Ainda pequena, com apenas dois anos vivenciou a separação dos pais, passando a ser criada apenas pela mãe com auxílio dos avós. Não se lembra muito dessa época, afinal era muito pequena.

No ensino fundamental teve de estudar bastante, por ser filha de uma professora as cobranças pelas notas acima da média eram constantes, motivo também com que fez que ficasse conhecida na escola, afinal de contas era a filha de uma das educadoras. Sua característica mais marcante nessa época era o cuidado com cada detalhe em tudo que fizesse, era uma espécie de toque, tudo precisava estar em perfeito estado, em perfeita sincronia com as suas ideias, além de não medir esforços para conquistar e produzir tudo o que queria.

Sempre foi uma criança mais discreta, focada, tímida as vezes, não possuía muitos amigos, mas todos a respeitavam por conta da profissão da mãe. Um dos motivos que dificultava sua relação com os colegas era a constante mudança de escola, afinal a mãe era muitas vezes solicitada em outras instituições e levava Maiara junto, o que também deixava seu aprendizado ainda mais difícil, já que nem todas as escolas seguem o mesmo padrão e velocidade de ensino.

Anos depois, quando a adolescência chegava, se aventurou e engajou-se em alguns esportes, dentre eles o vôlei, que por alguns anos foi sua dedicação e hobby, chegou até a participar de torneios e campeonatos representando a Fundação de Esportes de Itajaí.

Como de costume, finalizando o ensino médio é a hora de ingressar em uma faculdade ou entrar no mercado de trabalho, ou como acontece muitas vezes, os dois. Maiara não tinha certeza do que gostaria de estudar, já que hoje em dia existem milhares de opções de cursos, então acabou optando inicialmente pelo curso de Técnico em Logística, concluindo o curso. Posteriormente cursou Administração, entretanto, decidiu parar faltando dois períodos para conclusão do mesmo. Iniciou o curso de pedagogia, que sem sombra de dúvidas foi pela influência que a mãe a exercia, mas não se adaptou.

 No trabalho se aventurou por diversas áreas e funções, foi ajudante de cabeleireira, recepcionista e atuou no setor de serviço de atendimento ao cliente, neste último acabou ficando por vários anos. A empresa era a Viacabo, onde trabalhava das 8h da manhã até às 14h da tarde, e passava o resto do dia sem muito o que fazer, já que sua mãe e agora o marido, também trabalhavam e só voltavam para a casa à noite. Maiara ficou lá durante três anos, depois disso foi para a E2e (uma loja on-line), lá ela foi responsável pelo SAC e no período livre para se distrair e passar o tempo utilizava do seu outro hobby, adorava fazer e pintar as unhas das mulheres da família, e fazia sucesso entre elas. As amigas de seus familiares sempre perguntavam quem era a manicure, pois viam um trabalho muito bem feito, mesmo que ainda não atuasse profissionalmente na área.

Em 2015 quando estava na E2e acabou engravidando, pois queria muito ter um filho com seu marido Felipe Eduardo Figueredo, nesta época também optou quando estava de licença maternidade em não retornar para a empresa, afinal, era muito longe de sua casa. Seria muito tumultuado para cuidar de seu filho que estava por vir.

Certo dia passeando pela rua sua vizinha veio lhe pedir um favor, perguntou se Maiara poderia fazer suas unhas para ir a um casamento. Inicialmente Maiara negou, falou que não tinha prática o suficiente para exercer essa função e nem mesmo era profissional na área, mas mesmo assim a vizinha insistiu muito até que Maiara aceitasse. Essa foi a primeira pessoa que ela atendeu que não fosse do seu ciclo familiar, e para sua surpresa também foi um sucesso no casamento, todos queriam saber quem era essa manicure “misteriosa”.

Maiara começou a atender enquanto trabalhou na Viacabo e na E2e, visitava os clientes de moto e atendia um bairro por dia. Depois dessa experiência nova e com o passar do tempo, foi pensando na possibilidade de atender outras pessoas, atender clientes de outros bairros e regiões para conseguir uma renda extra além de seu trabalho, então com o dinheiro de sua rescisão decidiu montar seu próprio negócio, afinal de contas é o que ela realmente ama fazer.

Como não havia grande quantidade de capital para investir em divulgação e marketing, teve que contar com o auxílio de suas próprias clientes que realizavam o famoso anúncio “boca a boca”, por indicações, o que pra ela era uma ajuda e tanto, já que possuía clientes espalhadas por todos os bairros.

Após a vinda de seu filho ao mundo, Enzo, sua primeira decisão foi deixar de fazer o serviço de manicure, afinal andar de moto era perigoso, além do que precisava ter mais tempo para cuidar da criança. Pensou em deixar Enzo em creches durante o período que não estaria em casa, pela manhã, mas viu que essa opção seria inviável, tanto pelos gastos como pela locomoção, já que a creche ficava no outro lado da cidade, então dedicar-se interinamente ao filho.

– “A transformação da “Mai” ao se tornar mãe e empreendedora foi algo que realmente me fez admirá-la ainda mais. Após realizar o sonho de se tornar mãe, decidiu que tiraria sua tão sonhada esmalteria do papel e assim o fez. Todo o empenho, dedicação e renúncias para realizar esse sonho, são inspiradores, contagiam qualquer um”. Conta sua amiga de longa data, Taisa Moser Wipper.

Para conseguir um dinheiro extra Maiara vendeu todo o estoque de produtos de manicure que possuía, pois muitos produtos iriam acabar vencendo e estragando. Após um período de resguardo, decidiu juntamente ao seu esposo Felipe abrir de vez a Esmalteria. Mesmo com o filho queria conseguir tirar uma renda extra para ajudar no sustento da casa e também dar uma melhor qualidade de vida para Enzo e sua família, então tomou a decisão que mudaria sua vida, começou a atender algumas clientes que a procuravam para fazer unhas em sua própria casa.

Como qualquer começo sempre há muitas dificuldades, a falta de recursos para renovar seu estoque de produtos que havia vendido anteriormente, marketing e divulgação, a falta de um ambiente que fosse ideal para atender clientes foram objeções que precisavam ser superadas. Aos poucos foi melhorando tudo o que via necessidade, até ver que poderia ser realmente um trabalho fixo, uma empresa especializada em unhas, até que no dia 05 de outubro de 2016 inaugurou a Mai’s Esmal-teria, mesmo sem ainda contar com funcionários para auxiliar, era somente ela e o desejo de fazer o negócio dar os frutos que desejava.

– “Logo após o nascimento do nosso filho, ela decidiu que queria tentar montar o negócio dela e junto conseguir dar mais atenção para o bebê. Acredito que aquilo foi um desafio bem grande, visto que construiu a empresa do zero, desde a construção da sala até cativar os clientes e trazê-los para conhecer o espaço. A empresa não fica em uma área comercial, sendo assim foi um trabalho árduo para atrair clientes. Claro que ela contou bastante com ajuda de pessoas que conheceu ao longo do caminho e abraçaram a causa junto com ela, uma pessoa trabalhadora como ela é até hoje. Teve sorte também de sempre trabalhar com pessoas boas e ótimas profissionais”. Conta seu marido, Felipe Eduardo Figueredo.

Muitos clientes que possuía na época em que visitava as casas vieram até sua empresa para fazer as unhas com Maiara, o que deu pra ela uma base para iniciar o negócio.

Maiara estava iniciando essa jornada de trabalho por conta própria, trabalhou um ano sozinha até integrar a sua equipe a Charlene Dias Ribeiro. Em 2018 devido à demanda e procura por outros serviços, após fazer uma ampliação, foram incluídos os serviços de estética como design de sobrancelhas, micropigmentação, massagem, depilação e alongamento de cílios. Além disso, realizou uma reinauguração para mostrar a todos que a Esmalteria estava de cara nova, com novos serviços e uma equipe ainda mais especializada

– “A reforma da esmalteria foi um desafio, pois o pedreiro deu o prazo de entrega de trinta dias e acabou demorando três meses para finalizar a obra, sem dúvidas foi uma loucura, trabalhávamos no meio da reforma com barulho, poeira e todo transtorno de uma obra. Não me esqueço de chorarmos juntas várias e várias vezes, achávamos que nunca mais ia acabar, mas felizmente sobrevivemos e superamos tudo juntas, com nossas clientes que estavam lá dia após dia, depois da reforma ganhamos novas amigas de trabalho e a equipe aumentou como era o esperado”. Comenta Charlene Dias Ribeiro, manicure e amiga de Maiara.

Após já estar consolidada no mercado, Maiara tem orgulho das dificuldades em que passou, como justamente abrir na cara e coragem a empresa, criar um nome, uma identidade visual, fidelizar as clientes que visitavam a pequena empresa, além de arrumar tempo para cuidar do filho e se especializar cada vez mais na área da esmalteria.

Maiara contou com um pouco de sorte, quando abriu a sua própria empresa o crescimento das mídias sociais estavam em seu auge, o que fez com que mais clientes conseguissem encontrá-la e conhecer um pouco do seu trabalho.

Em 2021, a Mai’s Esmalteria e Estética está consolidada e com uma agenda bem concorrida, é referência quando se fala em unhas e estética geral, conta com uma equipe treinada e disposta a auxiliar e resolver qualquer empecilho que suas clientes possam ter.

– A organização, competência e resiliência, são palavras que a definem a Maiara, com toda certeza do mundo”. Finaliza a mãe de Maiara, Mara Lúcia Formento.

Para o futuro quer aumentar ainda mais a empresa, aumentar o ambiente, trazer mais e mais áreas desse mundo da beleza para dentro da Mai’s Esmalteria e Estética, e por que não pensar em trazer novas filiais também?

– “Hoje quando entro na Mai’s Esmalteria, só consigo sentir orgulho de tudo que a Maiara alcançou e conquistou, é um prazer ser cliente e amiga dela” – Finaliza a amiga Taisa Moser.

Maiara em 2021, ainda precisa conciliar sua vida de empreendedora com a de mãe, já que seu filho Enzo ainda é pequeno e quer estar presente em todos os momentos da sua infância, mas mesmo com a correria cotidiana consegue dar conta de fechar sua agenda e dar atenção para sua família. É uma mulher otimista, corajosa, mãe, esposa, amiga e conselheira, acredita que todos podem sonhar e realizar suas vontades, pensa em cada dia ser o melhor que pode, não se conforma com nada, quer sempre melhorar e melhorar, talvez esse seja um dos segredos da Mai’s Esmalteria e Estética. Deseja expandir com mais serviços e mais especializações. Com toda a certeza vai crescer muito mais, já que está apenas começando a trilhar e colocar seu nome nesse mundo de empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *