MILENA PERRARO MARTINS

No caminho certo, focada no futuro, fazendo no presente

Milena Perraro Martins nasceu em Rio do Sul (SC) e viveu em Taió e em outras cidades por diferentes motivos, encontrou em Braço do Trombudo a base pessoal e profissional para conquistar seu espaço dentro da Odontologia.

Seu pai, Ailton Martins, conta que Milena sempre foi uma pessoa muito sensível. Essa sensibilidade virou um motor que potencializa seu profissionalismo. A família Perraro Martins, depois de rodar por algumas cidades do Sul do Brasil, foi morar em Taió, quando Milena tinha cinco anos de idade. Ela entrou cedo no colégio, com apenas cinco anos de idade. Sempre gostou de cálculos, de Matemática, Ciências e Química. Era uma aluna nota 10, sempre procurando manter sua nota, bimestre a bimestre. Quando criança, se alguma coisa saia errada e não atingia seu objetivo, chorava desconsoladamente. Porém, logo secava as lágrimas e ia à luta, tentando reverter a situação, melhorar o desempenho e alcançar a meta que tinha idealizado.

O fato de ter entrado cedo no colégio, a levou a conviver, durante anos, com colegas que tinham mais idade e que pensavam bastante diferente dela. Quando suas amiguinhas já estavam pensando em namorados, ela ainda vivia no mundo mágico das bonecas, brincando e criando histórias com elas. Isso nunca preocupou Milena. Ela sabia se adaptar perfeitamente ao mundo, mesmo sendo mais infantil que seus colegas de classe.

Milena sempre surpreendeu seu pai com suas atitudes. Isso acontecia desde sua tenra idade. Sua maneira de encarar as diferentes situações, seu pensamento positivo e a criação de metas que imaginava alcançar quando fosse maior, chamavam a atenção dos pais, pois a menina parecia totalmente determinada a fazer o máximo de esforço possível, para alcançar as metas que sonhava. Começou a trabalhar aos 13 anos como auxiliar de escritório, fazendo serviços externos para a empresa do seu pai e sentia muito orgulho por estar sendo útil.

Terminado o colégio, Milena teve que cursar o 2° Grau em Rio do Sul. Para isso tinha que levantar às cinco horas da manhã, pois o ônibus saía muito cedo. Com frio ou calor, tempo bom ou tempo ruim, ela caminhava até o ponto do ônibus, que saía pontualmente às cinco e meia e não esperava ninguém. Ela estava de volta em Taió lá pelas treze horas. Depois do almoço, pegava a sua bicicleta e partia, arrumando tempo para ajudar o pai, indo ao banco ou fazendo outras tarefas.

Milena Perraro Martins fez vestibular para Medicina três vezes. Em todas andou pertinho da vaga, mas não conseguiu. Quando tentou na Univille, de Joinville (SC) existiam duas opções, Odontologia e Medicina. Passou em primeiro lugar Geraldo vestibular, mas como se inscreveu para Odontologia, começou a cursar esta faculdade. Com o passar do tempo ela entendeu que não era para ser médica. Já estava apaixonada pela profissão e chegou a conclusão que não teria estrutura emocional para ser médica: não suportaria a dor e a tristeza de perder um paciente. Tinha nascido para ser dentista e brilhar nessa profissão.

Ela não foi uma aluna acomodada. Inquieta, curiosa, super motivada, sempre se envolvia em atividades extracurriculares. Foi a primeira aluna da faculdade a apresentar trabalhos em congressos científicos. A faculdade chegou a patrocinar algumas dessas apresentações, pois estava levando junto o nome da instituição. Ela apresentou dezessete trabalhos científicos, em diferentes congressos, inclusive recebendo premiação de primeiro lugar. Milena sempre esteve envolvida em projetos sociais. Durante as férias não voltava para sua cidade, ficava em Joinville ajudando dentistas e participando de diferentes projetos. Ela não se importava por não aproveitar as férias, como a maioria das pessoas. Focada, totalmente concentrada em fazer o seu melhor na faculdade, Milena conseguia enxergar seu objetivo final e se entregava totalmente, sem dúvidas nem desculpas, ao trabalho árduo de atingir o estágio imaginado e projetado. Durante a faculdade que era integral, aproveitava para auxiliar alguns dentistas nos finais de semana e recebia dinheiro por isso também. Era bolsista de PIBIC e esse dinheiro ajudava a poder comprar as coisas que gostava.

Ela não se cansa de agradecer seus pais, que lhe proporcionaram a chance de estudar e crescer. Considera que é importante aproveitar o que os pais oferecem e valorizar cada centavo gasto na educação. Muitos filhos não fazem isso, eles não têm a mínima noção de quanto deveriam agradecer aos pais e aproveitar a chance concedida.

Milena Perraro Martins se formou sendo considerada a melhor aluna de cirurgia buco-maxilo-facial emitidos pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia buco-maxilo-facial. Durante a faculdade, ela fez estágios em hospitais nesta área, totalizando mais de 1,8 mil horas de estágio extracurriculares.

No inicio de 2004, já formada, ela passou num concurso da Prefeitura de Imbituba e passou a morar e trabalhar naquela cidade catarinense. Antes disso, tinha trabalhado numa clínica popular, em Joinville. Ela lembra que foi lá que ganhou sua primeira remuneração como dentista: dois mil e quinhentos reais.

Além de trabalhar para a Prefeitura de Imbituba, Milena, que nunca parava, trabalhava no consultório de um dentista amigo fazendo extrações de dentes sisos e a noite dava aulas para uma escola técnica de enfermagem e radiologia. Porém, já no ano seguinte, 2005, ela fez um concurso público para prestar serviços para a Prefeitura de Braço do Trombudo e conseguiu a vaga.

Para ela, tudo melhorava. O salário era praticamente o dobro e tinha o bônus super especial de ficar mais perto da família, que estava morando em Taió. Tudo se encaixava perfeitamente. Milena foi morar em Taió, com os pais enquanto trabalhava em Braço do Trombudo, fazendo o percurso entre as duas cidades todos os dias da semana.

Desenvolver sua profissão, pela qual estava plenamente apaixonada, numa cidade pequena, com três mil e poucos habitantes, a maioria de origem alemã, exigentes, observadores e com muita personalidade, foi um grande desafio para a jovem dentista. Ela teve que vencer o preconceito de ser jovem e, principalmente, de ser mulher. A cada nova demanda dos pacientes, Milena se esforçava para acrescentar conhecimento, não duvidando em fazer pós-graduações e mestrado. Além de aumentar seus conhecimentos, dentro da sua profissão, ela buscava equipar seu consultório com o que havia de melhor, investindo constantemente.

Em 2006 ela já deu um novo passo e assumiu um grande compromisso financeiro, algo que para ela, naquele momento, era muito pesado. Ela comprou seu primeiro consultório odontológico usado, parcelando a compra em vinte e quatro vezes. Era um passo inicial ousado, mas ela apostou na sua competência.

Milena sempre foi uma empreendedora e demonstrou isso mais de uma vez durante sua vida profissional. Ela recebeu o apoio dos pais para estudar, para se manter na cidade de Joinville durante a faculdade. O resto era com ela, os passos seguintes e todas as metas que ela tinha visualizado, dependiam exclusivamente do seu talento e persistência. Ela nunca parou de trabalhar nem de investir na sua profissão, que é sua grande paixão. Ela sabe que, na sua área de atuação, conhecimento e investimento são fundamentais, essenciais para um desempenho de excelência, para obter resultados que encantam e levam à fidelização.

Os seus pacientes de Braço do Trombudo nunca a deixaram ficar em área de conforto nenhuma. Sempre estavam questionando por tratamentos e despertando interesses novos na jovem profissional. Apesar de atuar num lugar com uma população pequena, Milena Perraro Martins, mirou na excelência e foi procurar conhecimento, sem esmorecer, renovando sempre suas energias, aceitando sempre novos desafios. Quando percebia que na região não existiam profissionais para determinado tipo de tratamento, não hesitava e ia atrás de cursos, de conhecimento para atender seus pacientes e novos pacientes da cidade e da região, que começaram a fortalecer seu nome, passando a ser uma referência pela qualidade do seu trabalho, pelo seu atendimento e pela empatia que demonstrava. Desde o começo da sua carreira, Milena Perraro Martins, já pela manhã repetia, e ainda repete, uma pergunta, que era uma espécie de mantra para ela: – “Eu gostaria de ser atendida por uma profissional como eu?”.

Desafiada pelas necessidades dos seus pacientes, ela foi cursar a especialização Implantodontia em 2005, sendo a única mulher dentro da primeira turma que começou essa especialização.

Resolveu estudar Endodontia em 2007 e logo após se especializou na área, impulsionada pelos seus exigentes pacientes resolveu investir em Microscopia, sempre focada em atender as pessoas com qualidade, com soluções modernas. Ela foi a primeira profissional a ter um microscópio operatório clínico para trabalhar dentro da especialidade no interior de Santa Catarina. Aos poucos foi adquirindo equipamentos importados e proporcionando um atendimento de excelência, surpreendendo inclusive àqueles que algum dia esboçaram preconceitos contra ela, por ser jovem e por ser mulher.

Em 2013 começou o Mestrado em Endodontia. Viajava de carro de Taió até Navegantes e lá pegava seu voo para Campinas. Já naquela época sentia necessidade de ensinar e de transmitir seu conhecimento para outras pessoas.

O tempo dedicado ao estudo e o trabalho no consultório, foram decisivos para ela deixar de lado seu trabalho na Prefeitura de Braço do Trombudo, dedicando-se exclusivamente ao atendimento dos seus pacientes e a ampliação dos seus conhecimentos. Já em 2013 começou a dar aulas, compartilhando tudo aquilo que aprendeu durante anos. Milena trabalhou em Braço do Trombudo durante 15 anos.

Seus pais, Ailton Martins e Roseane Perraro, se separaram em 2012. Ele ficou em Taió e sua mãe resolveu morar em Balneário Camboriú. Com isso, Milena se aproximou mais do balneário catarinense. Em 2014, pensando em trabalhar em um centro maior que pudesse trabalhar com odontologia microscópica, ela comprou na planta uma sala, mas permaneceu trabalhando em Braço do Trombudo.

Viver e trabalhar numa cidade pequena, do interior de Santa Catarina, fez dela uma pessoa e uma profissional melhor. Ela nunca se acomodou, nunca descansou no que foi conquistando, sempre pensou em dar um passo a mais, buscando a excelência. A pequena cidade do interior a ensinou a ser uma pessoa melhor, com mais sensibilidade, ciente de que o paciente não é um número, que ele não representa cifrões, que ele não é dinheiro e sim um ser humano. Alguém do qual ela conhece a família, sabe onde mora, está a par dos seus problemas, das suas dificuldades. Por isso, por analisar e interiorizar todas essas e outras questões, ela desenvolveu um sistema de atendimento personalizado, humanizado e baseado na empatia, na preocupação constante com o seu paciente. Se ela não tinha notícias dele, depois de algum tratamento importante, não duvidava e ia atrás, querendo saber se estava tudo bem, se tudo estava correndo de acordo o previsto.

Essa maneira de encarar sua profissão, de proporcionar um atendimento extremamente personalizado, fazem parte da marca que é hoje Milena Perraro Martins, reconhecida pela excelência profissional e pela qualidade do seu atendimento diferenciado e humanizado. Ela trouxe esse jeito especial de relacionamento com o paciente para Balneário Camboriú e logo se transformou num case de sucesso profissional.

Sua mãe, Roseane Perraro, sabe do valor profissional da sua filha e sente orgulho disso. Ela expressa muito bem o que muitos acham de Milena Perraro Martins: – “A Milena é uma profissional realmente preparada para o atendimento na Endodontia Microscópica. Extremamente atenciosa com os pacientes, costuma tratá-los exatamente como gostaria de ser tratada. Ela deixa o paciente realmente à vontade e ciente de tudo o que fará durante o tratamento. Vai explicando o passo a passo do tratamento. Ela tem tudo de melhor em materiais, muitos deles importados. Está sempre trazendo os últimos lançamentos, participando de congressos, tanto no Brasil como no exterior. Já fez cursos avançados na Espanha, Alemanha, Noruega e Estados Unidos. Ela conseguiu adquirir o melhor microscópio do mundo, o Zeiss, da Alemanha, e possui outros 4 modelos nacionais. Trabalha com ozonioterapia, laser, ultrassom, adquiriu um motor elétrico silencioso e foi pioneira no sul do Brasil ao investir em um Cart, com todos os equipamentos para fazer tratamentos de canal, nos mesmo moldes encontrados nos EUA. Todo o tratamento é acompanhado por fotografias. Um atendimento de excelência”.

Conversando com Milena Perraro Martins, descobrimos alguns dos pontos que fazem a diferença e que a projetam como uma profissional destinada a ter muito sucesso, pelos seus conhecimentos, pela sua dedicação e pela excelência do seu trabalho. Ela confessa que tem poucos ídolos e eles não são aqueles que alimentam o imaginário popular. Ela não admira cantores, atores, jogadores de futebol ou políticos. Toda sua admiração vai para os professores, para aqueles pesquisadores que desenvolvem silenciosamente técnicas, equipamentos, tratamentos. Um dos seus ídolos é Garry B. Carr, o professor norte-americano que foi o primeiro a publicar artigos sobre microscopia na Endodontia. Milena conta, emocionada, ao ponto de chorar enquanto relembra que teve o prazer de conhecer pessoalmente Garry B. Carr. Ela esteve na sua casa em San Diego (Califórnia), conheceu sua esposa, filhos, sua família. Teve aulas com ele e, também, participaram juntos de um congresso nos EUA. Milena lembra que estava tomando café da manhã com um professor brasileiro, conhecido de Garry B. Carr. O professor norte-americano chegou, pediu licença e começaram a conversar. Em determinado momento, Milena expressou o quanto o admirava, o que aquele homem representava para sua formação, para sua profissão e não conteve as lágrimas. O professor, totalmente envolvido pelo magnetismo que Milena irradia, começou a chorar também, tão emocionado como ela. Um fato que Milena Perraro Martins não vai esquecer jamais: uma personalidade daquela envergadura, emocionado pelas palavras dela. Empatia pura.

Milena enxerga o mundo diferente de muitos profissionais da sua área. Ela vê parceiros onde outros identificam concorrentes ou rivais. Para ela compartilhar conhecimento, intercambiar informações e se apoiar mutuamente é parte importante do desenvolvimento profissional e pessoal. O que corrobora isso é que Milena, no momento em que escrevemos esta biografia, está realizando palestras em congressos nacionais e internacionais para compartilhar seu conhecimento ativamente. Além disso, ministra cursos particulares aos dentistas que tem interesse de desenvolver habilitação no uso da microscopia operatória na odontologia.

Ela não faz diferença entre os pacientes, todos são seres humanos que a procuram para solucionar algum problema, para melhorar, para eliminar uma dor ou conquistar um sorriso feliz. Desde jovem aprendeu a tratar cada paciente com muito respeito, com total empatia e sempre buscando oferecer o melhor.

Ela confessa que teve uma espécie de choque cultural, ao chegar a Balneário Camboriú. A maneira como ela conduz o atendimento, conversando muito com o paciente e explicando, surpreendia a muitos, que não estavam acostumados com a sua maneira de atender. Alguns comentavam, sorrindo: – “Eu nunca recebi tantas explicações na minha vida!”, Milena Perraro Martins proporciona o atendimento que gostaria de receber sempre. Por esse e por outros muitos motivos seu nome se transformou numa marca forte que transcende fronteiras.

Milena Perraro Martins é uma mulher sensível, uma profissional verdadeira, responsável, que pratica constantemente a transparência, combinando todos os detalhes com o paciente, compartilhando conhecimento com seus alunos e com outros profissionais. Ela está a caminho de concluir o Doutorado, realizando mais um sonho. Ela é uma mulher de fé: sabe agradecer, reza pelas pessoas, pede por elas, sempre buscando o contato com Deus. Sabe que é honesta, que se dedicar tempo e se esforçar conseguirá alcançar aquelas metas que traçou para sua vida, mesmo que sejam difíceis de serem atingidas. Ela transmite para seus pacientes sua energia positiva, sua vontade de fazer o bem e com excelência, ela dá o melhor de si, numa entrega digna de uma grande profissional.

Milena Perraro Martins é uma mulher decidida, inteligente, persistente, dedicada, muitas vezes ousada, totalmente focada na sua profissão. Para ela não existem desafios impossíveis, alguns são mais complicados que outros, mas com trabalho, estudo, foco e atitude, podem ser vencidos.

Milena Perraro Martins faz parecer, quando olhamos de fora, que tudo foi conquistado de forma fácil, mas sua marca foi construída com muito trabalho, com muito estudo, abdicações de tempo com sua família , com muito investimento pessoal em todos sentidos, com fé além da conta e sobre tudo, com muito amor pela profissão que escolheu para nortear sua vida.

Ninguém permanece indiferente a tanta raça, tanta fibra, tanto entusiasmo, tanto amor por uma profissão e pelo próximo. Ela é uma mulher que construiu seu sucesso, passo a passo, dia a dia. E continua sua caminhada, firme e sem medos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *