Doenças mais comuns na estação
Inflamações e infecções por vírus ou bactérias
No inverno, a gripe e as alergias são mais propensas a resultar em inflamações e infecções de garganta e ouvido, por exemplo, como faringite, amigdalite, otite, já que o corpo também fica mais debilitado.
Doenças respiratórias
A união de todos os fatores trazidos pelo inverno também aumenta as crises de doenças respiratórias, como asma, bronquite e pneumonia, pelos mesmos motivos que as alergias e resfriados comuns.
Alergias
Típicas no inverno, as alergias respiratórias ocorrem como uma reação do corpo a alguma substância estranha. O clima, as mudanças alimentares, a poeira, o mofo e os pelos de animais em lugares fechados potencializam as crises alérgicas, como sinusite e rinite.
Gripe
A gripe é causada pelo vírus Influenza, que possui diversas variações, como H1N1 e H5N1. Por permanecermos mais tempo em ambientes fechados e aglomerados no frio, a transmissão da doença é muito mais fácil e recorrente.
Problemas cardíacos
No inverno, o número de casos de complicações cardíacas, como infarto e AVC, aumenta cerca de 30% a 40%. Isso porque o coração precisa bombear mais sangue e aumentar a circulação sanguínea para manter a temperatura e o funcionamento do organismo.
Cuidados importantes
- Evite permanecer em locais fechados;
- Mantenha as mãos sempre higienizadas;
- Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evite muita exposição ao frio e ao vento;
- Consuma alimentos ricos em vitaminas C, como limão, acerola e laranja;
- Mantenha as suas vacinas sempre em dia;
- Não deixe de manter o corpo hidratado, com ao menos 2 litros de água por dia. Além disso, é importante hidratar também a pele e os lábios, com creme, protetor solar e protetor labial;
- Umidifique e aqueça os ambientes, com o umidificador ou até toalhas molhadas estendidas;
- Cuidado com os choques térmicos ao sair de um ambiente quente para um local frio, especialmente após o banho.