Originário do continente africano, mais precisamente das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), uma delas responsável pelo seu nome. O café nem sempre foi usado como bebida, até o ano 1000 d.C., era usa usado para alimentar rebanhos durante as viagens mais longas.
Diz a lenda que a planta foi encontrada por um pastor, um dia ele levou um monge ao fruto que, segundo ele, alegrava o rebanho quando era ingerido. O monge curioso resolveu experimentar e percebeu que o fruto ajudava a deixa-lo acordado por mais tempo durante a meditação.
No século XIV o café chegou ao continente europeu e era chamado de “vinho da Arábia”. Já o café torrado que conhecemos e consumimos até hoje nasceu no século XVI.
O Brasil como sabemos, é um dos melhores produtores de café do mundo, além de sermos os maiores produtores e exportadores há mais de 150 anos, ficamos em segundo lugar como maiores consumidores.
Já a história de como ele chegou no Brasil é inusitada. O Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta foi enviado às Guianas para exigir o cumprimento do Tratado de Utrecht (era um tratado a respeito das fronteiras entre as colônias), mas que na verdade a principal tarefa era conseguir sementes do famoso grão para o país. Francisco se aproximou da esposa do governador da Caiena (capital da Guiana na época), e recebeu um buquê de flores da mesma, com vários grãos clandestinos de café dentro.
A partir daí tudo virou uma bola de neve, começando no Pará as sementes facilmente foram multiplicando e chegando aos demais estados.
Atualmente, alinhado com a tecnologia, o café cada vez mais ganha suas exclusivas fórmulas, misturas e sabores. Todos hoje em dia possuem sua preferência, profissionais se tornaram-se experts na bebida e cafeterias são pontos fixos nas agendas de milhões de brasileiros.
Há um lugar em Itajaí que possuí um café exatamente do jeito que você prefere, falamos da Pier 51 Cafeteria, que se destacou tanto que recentemente ganhou o Saborear & Brindar 2019 na categoria Café. No final da matéria informações sobre a cafeteria.
Seja o café mais aguado, mais concentrado, com açúcar, frio (como algumas culturas costumam consumir), sem leite, com leite e com inúmeras combinações, o que podemos afirmar é que o café faz parte da história dos brasileiros, basta apreciarmos e degustarmos desse grão milenar.