Existem mais de 90 000 suplementos diferentes no mercado. Alguns são derivados de fontes naturais ou são criados em laboratório. Não existem evidências científicas apoiando a noção de que todos devem tomar vitaminas, por exemplo. Inclusive doses elevadas de vitamina C e E podem atrapalhar a hipertrofia muscular.
Uma dieta equilibrada de frutas, legumes, grãos integrais, alguns queijos, peixes, aves ou carnes magras fornecem todas as vitaminas e nutrientes necessários. As evidências sugerem que nosso corpo absorve melhor os nutrientes dos alimentos do que de suplementos. Então cuidado com as alegações do tipo “este ou aquele” suplemento/shake tem “todos” os nutrientes que o corpo precisa. Não adianta nada ter todos se o corpo não absorve direito.
Caso você seja: vegetariano, vegano, sem glúten(celíaco) ou paleo, provavelmente você não precisa também. A dieta vegetariana e outras dietas, quando feitas por um nutricionista, geralmente fornecem todos os nutrientes e vitaminas adequados sem a necessidade de suplementação. Os veganos correm um risco aumentado de deficiência de vitamina B12, mas muitos alimentos veganos, como o leite de amêndoa, são enriquecidos com B12 para ajudar a garantir a ingestão diária adequada. Pode ser que um suplemento específico pode ser recomendado.
Por @markofortes
– Nutricionista – Universidade Anhanguera
– Professor de Educação Física – Universidade Estadual de Londrina
– Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação – Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
– Especialização em Fisiologia do Exercício – Universidade Gama-Filho
– Especialização em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva – Universidade Estácio de Sá
– Mestre e Doutor em ciências (na área da Fisiologia Humana) – USP
– Autor de Livros, Capítulos e Artigos
– Professor universitário
– Palestrante