Pular para o conteúdo

A Brecha da Comparação

    Hoje a coluna é sobre um tema que acomete todos nós, em maior ou menor grau: a comparação.

    Nós estamos sempre comparando o nossa vida com a dos outros e, por mais que acabemos de comprar um carro novo, por exemplo, ao vermos um melhor, logo pensamos que mais pra frente quero um daquele. Não há nada de errado com isso. A questão é, quando isso se torna uma doença que nos impede de crescer e de sermos felizes. Desde o tempo das cavernas nós estamos acostumados a conquistar territórios, alimento, sexo, segurança…. então, isso é normal! Acontece que, ao fazer comparações, acabamos por praticar ou a soberba, ou a frustração. Sim! Pois quando nos comparamos a alguém que tem um carro mais simples que o nosso, pensamos até sem maldade, que o nosso é melhor. Pois um carro também é objeto de status. Se você é um vendedor de produtos de alto valor agregado e chegar na frente de um cliente com um carro ruim, não passa credibilidade. Então neste caso, é necessário! Mas quando este tipo de situação de torna corriqueira, adoece, pois a soberba toma conta. O contrário também é verdadeiro! Quando por exemplo, começo a me preocupar que o outro ganha mais do que eu, e talvez eu nunca chegue lá, fico frustrado. E isto, muitas vezes também adoece e tira a vontade de continuar. Alguns até dizem: -pra que dar o meu melhor…. Aquele lá trabalha menos do que eu e está muito melhor, não chegarei lá, não vale a pena me desgastar.

    O ideal é praticar a lei da gratidão, que nos mostra que se buscarmos a felicidade no que temos hoje, isto se torna um degrau para subirmos até onde queremos. Aí entra a humildade, a simplicidade no viver e saber assumir as responsabilidades.

    A brecha da comparação pode se agravar muito, se for negligenciada. Conheço um rapaz que comparou sua família com a de dois amigos, se sentiu frustrado e se afastou para sempre!

    Aí eu me lembro que o comportamento sempre é o que faz qualquer organização pessoal ou profissional dar certo ou errado.

    Seja feliz, dê o seu melhor, assuma que é com você!

    Pense nisto e um nobre abraço!!!

    Rodrigo R. Valentini

    Presidente CEO

    Nobre Treinamentos

    @nobretreinamentos

    @valentinirodrigo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *