Qual a visão que sua marca passa? Como você tem olhado pra ela?
E por último, quanto vale a sua marca hoje?
Antes de responder esses questionamentos preciso que você entenda a importância do todo. Quando nasce uma marca ou um produto é necessário pensar como você quer ser lembrado pelos seus clientes, pela mídia, ou ainda, quais são os valores que você quer passar.
Assim, surge um conjunto de ações, que são capazes de posicionar e extrair o propósito para mostrar os valores de sua marca. É exatamente nesse momento que entra a função do Branding.
Através do Branding é possível ainda, despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Vale destacar a história da considerada marca mais valiosa do mundo, a Coca-Cola. Essa bebida tem um branding tão fixado, tão forte que é impossível não olhar, por exemplo para a cor vermelha e não lembrar dela. Mas antes das cores, nome, letras, formas, sons, foi a sensação, lembrança e história da marca que criaram um símbolo de que a mesma não pode faltar no dia a dia do seu consumidor.
Não é novidade, tudo começou quando um farmacêutico resolveu criar um xarope para problema de indigestão e criou a fórmula que deu origem a bebida mais famosa do mundo. E posteriormente seu contador Frank Robinson idealiza a bebida de Coca-Cola, criando o logotipo que utilizou a sua própria caligrafia e nunca mudou, se tornando um marco como a fonte oficial.
Pode parecer algo simples e de fato é mesmo, porém isso trouxe a experiência para os seus consumidores e exclusividade de que, toda bebida consumida é assinada pelo seu idealizador.
A marca não cresceu da noite para o dia, inúmeras estratégias foram adotadas, mas com certeza a propaganda e o seu Branding fortemente estabelecido, tornou-se a alma do negócio.
Agora lembra daquela frase famosa: “abra a felicidade”, Lembrou?
Quando você ouve essa frase lembra automaticamente da Coca-Cola. Então, como é possível já felicidade é relativa para cada pessoa, como uma marca consegue vendê-la?
Com uma boa estratégia de branding, ela conseguiu nos fazer relacionar o ato de tomar o seu refrigerante em um momento feliz.
Além disso, ela sempre procurou se conectar com as pessoas por meio de histórias e emoção. É essa a fórmula secreta dessa empresa, aplicada ao seu marketing e pode ser a sua estratégia também.
Assim como, essa grande marca, você que possuí a sua precisa entender que seus produtos e serviços devem comunicar principalmente antes de tudo o significado e valor, seja através de suas cores, nome, letras, formas, sons, sensações e história.
E lembre-se, que assim como, a Coca-Cola que hoje tem um GRANDE VALOR INTANGÍVEL, a sua através de um profissional e de estratégias de Branding podem atingir a intangibilidade.
Enfim, venda você também a FELICIDADE.