Pular para o conteúdo

Ceia de Natal saudável para cães e gatos

    A época mãos festiva do ano deve ser de muita diversão para toda família – inclusive para nossos mascotes! O Natal é tempo de férias, de curtir nossa família e amigos, brincar muito com nossos pets, e claro, fartura de comidas deliciosas, com cardápios diferenciados e novos aromas para os focinhos. Fica ainda mais difícil resistir às carinhas de sofrimento que eles fazem para ganhar um pedacinho do que estamos comendo!

    A dica de hoje é uma receita super fácil para você preparar uma ceia deliciosa e segura para seu melhor amigo, afinal, alimentar é um ato de amor e não há nada mais especial do que preparar refeições saudáveis para nossos próprios filhos, sejam eles humanos ou animais, não é mesmo?

    Primeiro temos que conhecer mais sobre potenciais perigos que alguns desses ingredientes incomuns podem apresentar à saúde dos nossos cães e gatos. Reunimos para vocês as intoxicações de Natal e fim de ano mais comuns. Nem precisamos dizer que, em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com o médico veterinário de sua confiança para maiores orientações.

    Uvas e Passas

    Provavelmente um dos ingredientes que mais encontramos no fim do ano, as uvas são potencialmente tóxicas e podem causar graves danos renais aos pets. Não se sabe ao certo o porquê e como elas agem no organismo, nem a quantidade necessária para causar sintomas. Alguns cães comem uma ou duas uvas e tornam-se gravemente doentes, enquanto outros não apresentam sinais clínicos aparentes. A única maneira de estar seguro é mantê-los fora do alcance do seu pet!

    Panetones e Chocotones

    Oferece alto risco à saúde dos nossos amigos por vários motivos. Primeiro que são repletos de uvas passas e frutas cristalizadas com muito açúcar. Geralmente eles ingerem uma quantidade muito grande dessas frutas secas frescas, pois além de pequeninas, são colocadas nas massas aos montes!

    Segundo, possuem um elevadíssimo teor de gordura, que muitas vezes pode causar graves problemas gástricos, vômitos e diarreias.

    Refeições ricas em gorduras podem levar à pancreatite, uma doença muito grave e com um tratamento bastante complicado.

    Papai Noel e outras decorações de Chocolate

    A maioria das pessoas estão cientes dos riscos que o chocolate traz a saúde dos pets, e já tomam medidas para evitar deixá-los ao alcance deles. O problema é que geralmente recebemos muitas visitas, e muitas crianças, que as vezes podem esquecer os chocolates em algum local irresistível para os focinhos! A dica vale também para o papel alumínio que envolve o chocolate, que podem vir a causar obstruções intestinais.

    Ossos

    Nessa época do ano nós costumamos cozinhar muito mais carnes com ossos do que o habitual, como perus e leitões inteiros, e isso resulta em mais sobras e mais olhares famintos próximos a mesa. Por mais tentador que seja, não ofereça ossos e sobras de gorduras aos cães! Depois de cozidos, todos os ossos tornam-se frágeis e lascam facilmente. Esses fragmentos podem causar obstruções ou perfurações no esôfago, estômago ou intestino dos animais. Certifique-se de descartar todas as sobras, pois isso poderá se tornar um delicioso brinquedo para seu cão enquanto todos dormem.

    Macadâmias e Nozes

    Depois de 12 horas da ingestão de macadâmia, o cão pode apresentar fraqueza, depressão, tremores, vômitos e hipertermia (febre). Esses sintomas tendem a durar cerca de 12 a 48 horas. Assim como em todos os outros grupos de alimentos mencionados, se você suspeita que seu cão tenha consumido macadâmias, contate imediatamente seu veterinário. Você pode oferecer amendoim, pistaches e castanhas de cajus, desde que sejam naturais e não salgadas.

    OUTRAS DICAS IMPORTANTES

    • Mantenha seu cão longe da cozinha movimentada;
    • Não exagere na quantidade de comida oferecida ao seu cão ou gato;
    • Descarte cuidadosamente guardanapos e sobras de comidas, especialmente os ossos;
    • Peça respeitosamente as visitas a não alimentarem seu animal;
    • Algumas plantas natalinas, como poinsétia, viscos e bicos de papagaio, são tóxicas aos cães e gatos, as mantenha longe do alcance deles.

    E agora podemos seguir para a parte boa, a mão na massa!


    Para preparar a ceia do seu amigo, você vai precisar de:

    • 100g de carne de ave (frango, peru ou marreco) sem pele, osso e tempero;
    • 100g de lentilha;
    • 50g de abóbora;
    • 50g de couve de Bruxelas;
    • Duas folhas de salsinha;
    • pitada de Sal rosa do Himalaia;
    • Azeite de Oliva.

    1º – Em uma panela, refogue a carne com um fio de azeite de oliva até que fiquem dourada. 

    2º – Acrescente uma pitada de sal rosa do himalaia, a lentilha, duas xícaras de água e deixe ferver por 30 minutos ou até que a lentilha fique al dente.

    3º – Acrescente os vegetais e desligue quando estiverem cozidos.

    4º – Decore com a salsinha e sirva morno ou frio.

    *A RECEITA COMPLETA PODE SER SUBSTITUIDA EM UMA REFEIÇÃO PARA UM CACHORRO DE 6KG ATE 12KG NA CEIA DE NATAL

    *RECEITA PARA CÃES QUE NÃO POSSUEM RESTRIÇÕES ALIMENTARES

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *