BÁSCARA CONSTRUTORA

TIAGO MACHADO – Um jovem dedicado que virou empresário de sucesso.

Exatamente no ano em que um manezinho de Floripa encantava o mundo com seu tênis, seu jeito irreverente e simpático, conquistando o Grand Slam de Roland Garros, Tiago Frare Machado, então com 13 anos, bem na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves (RS) se encantou e começou a trilhar o caminho do esporte, conseguindo se destacar em torneios locais de tênis.

Menino de classe média, filho de Paulo Iberê Machado e de Lenise Frare, morador de apartamento, com poucas chances de brincar na rua, na chuvosa e, muitas vezes, fria Bento Gonçalves, fazia parte de uma turma de meninos que viam nos meses de verão sua época mais feliz, quando iam para a praia desfrutar do sol e do mar. A família de Tiago tinha uma casa na praia de Imbé (RS), do lado da badalada Tramandaí. Na época era dominada por casas baixas e por outros estilos de vida. O verão era um verdadeiro paraíso.

Ao se destacar no tênis, ele e sua família decidiram investir numa promissória carreira. Isso aconteceu quando ele tinha entre 14 e 15 anos, começando a percorrer o Brasil para participar de torneios. Pouco tempo depois e após conquistar bons resultados, ingressou numa equipe que treinava em Balneário Camboriú (SC), no espaço do famoso técnico de Guga, Larri Passos. A partir daquele momento, quando foi morar sozinho na cidade catarinense, sua vida ganhou outra direção. Não era mais o pacato menino de uma cidade gaúcha e sim um jovem decidido a enfrentar a vida e a vencer.

Considerando as demandas desse esporte, Tiago Machado começou tardiamente no tênis. Geralmente, já na idade de 6 anos os futuros jogadores profissionais começam sua caminhada. Ele começou aos 13 anos, num esporte que exige dedicação total, esforços redobrados, força de vontade a toda prova e muito treino. Ele treinava durante o dia e estudava no horário noturno, em alguns momentos à distância, pois viajava pelo Brasil todo, buscando experiência, e sempre aprimorar seu desempenho como tenista.

Aos 18 anos de idade, Tiago teve que fazer uma escolha difícil. Era o momento em que tinha que definir muitas coisas na sua vida. Antes de tomar a decisão final conversou muito com o seu treinador, com seu pai e com sua mãe. Ele tinha que decidir se iria se profissionalizar no esporte ou abdicar daquilo na qual havia se dedicado tanto nos últimos anos. Não foi uma decisão fácil. Ele acabou desistindo do esporte e da carreira como atleta profissional. 

Olhando para aqueles dias, Tiago percebe que já agia com uma maturidade nada normal para a idade. Ele teve coragem de analisar friamente toda a situação e, mesmo com dor, optou por não seguir aquele caminho que o apaixonava. Depois que decidiu teve o apoio total da família.

Ele resolveu viajar para o Rio de Janeiro. Queria entender como acontecia a vida fora daquelas duas cidades nas quais tinha vivido. Com mala pronta e muitas esperanças, partiu para morar na cidade carioca. Um ano foi suficiente para Tiago entender que não era aquilo o que queria para ele. Não se adaptou à cidade maravilhosa e voltou para Balneário Camboriú. Assim começa outra fase da vida vibrante de Tiago Machado, nascido no dia 23 de julho de 1984.

Sua mãe, já separada de seu Pai, veio morar em Balneário Camboriú. Assim, mãe e filho, começaram a pensar no que fazer para ganhar a vida. Uma das ideias foi montar uma pizzaria, mesmo tendo escassos recursos e nenhuma experiência na área de alimentação. Levaram a ideia adiante e abriram uma pizzaria na Barra Norte, a Mestre Pizza. Para isso venderam o único imóvel que possuíam, o próprio apartamento onde moravam, num gesto de pura decisão e confiança. Foram morar em um apartamento alugado e tocaram adiante o projeto da pizzaria. Era o começo da vida de empresário de Tiago. Naquela época, ele caminhava pelos 20 anos de idade.

Logo descobriram que, mesmo tendo um bom movimento e uma receita mensal razoável, não era suficiente para o que pretendiam fazer com suas vidas. Eles tinham o firme propósito de, assim que sobrasse algum dinheiro, começar a construir a casa própria, da qual tinham abdicado para abrir o seu primeiro negócio. Por esse motivo, aceitaram um sócio que comprou 50% da pizzaria. Alguns meses depois, resolveram vender tudo e fazer caixa. Com esse dinheiro eles partiram para comprar um terreno e começar a construção da casa própria. Contrataram um arquiteto e descobriram que uma casa, no mesmo bairro, tinha sido vendida por um valor que eles consideraram excelente. A cifra soou como um despertador na mente de Tiago e foi como a chispa que acendeu todos os fogos do seu empreendedorismo nascente. Começaram a construir com a ideia de morar ou vender se surgisse uma boa oferta.

Construir não foi um sonho dourado, descobriram isso no meio do caminho. O dinheiro acabou na metade da obra e eles recorreram a todo o tipo de crédito disponível no mercado. Quando o crédito ficou escasso e os recursos estavam cada vez mais limitados, mesmo diante de tantas dificuldades continuaram a obra na esperança e colocaram a casa à venda ainda em fase de acabamento. Veio uma segunda descoberta: após visitarem profissionais do mercado, corretores de imóveis, descobriram que o valor imaginado de venda não era o preço de mercado. Mesmo assim, nas condições financeiras em que se encontravam, estavam dispostos a vender a casa pelo preço sugerido pelos corretores. Apareceu uma compradora, uma senhora aposentada e que tinha dinheiro disponível para efetuar a compra. Porém, não chegava ao valor pretendido por Tiago e sugerido pelos corretores de imóveis, desta forma, ele recusou a oferta. Continuaram em ritmo lento a obra na esperança de receber outras ofertas, mas nada se concretizava. Ele voltou a conversar com a primeira interessada. Ela alegou que tinha perdido o interesse na casa, mesmo tendo gostado muito dela. E fez uma oferta consideravelmente inferior a primeira. Tiago recebeu ali uma grande lição, inesquecível, para seu futuro como empreendedor. Não tinha mais saída a não ser aceitar a proposta e partir para outro empreendimento. Uma lição e tanto! Ele destaca que era um jovem iniciante negociando com uma senhora experiente, que havia feito carreira em um grande banco. Assim começou sua caminhada na construção civil. Nasceu a Báscara Construtora. 

Pagaram todos os credores, adiantaram um ano do aluguel do apartamento onde moravam e olharam com muito interesse para Camboriú, do outro lado da estrada. Compraram dois terrenos, sendo um deles com espaço suficiente para construir cinco sobrados geminados, um deles projetados para eles morarem. Estavam apenas com 20% da obra em andamento e já tinham vendido as quatro unidades disponíveis. Um sucesso de vendas. Estavam entregando os sobrados para os compradores e mobiliando aquele que seria deles, quando surgiu uma oferta por esse quinto sobrado. No começo não aceitaram, pois seria para eles morarem, mas a oferta foi irresistível. Resolveram vender e compraram mais terrenos para construir. Em três anos de atividade já estavam com cinco empreendimentos entregues, reconhecidos pela qualidade do produto oferecido.

Surgiu a oportunidade de fazer uma obra na Praia dos Amores e eles toparam o desafio. Implantaram o mesmo conceito na qual estavam trabalhando em Camboriú, porém com maior valor agregado, áreas maiores, muitos deles tríplex e com piscina. Sendo essa uma ideia muito bem aceita pelo mercado, entregaram diversos empreendimentos neste mesmo conceito. O primeiro prédio, foi construído no Bairro das Nações, em Balneário Camboriú. Dali em diante a Báscara não parou, fazendo com que expandisse seus prédios para diversos bairros da cidade, incluindo a badalada Praia Brava.

Ele narra um fato que mostra como é focado e determinado, entregando-se totalmente ao seu destino de empresário. Apenas após 8 anos, ele e sua mãe foram adquirir novamente sua casa própria, mostrando assim todo o seu comprometimento com a empresa e em cumprir com aquilo que o cliente tinha adquirido. Isso exigia entrega total e, em muitos momentos, sacrifícios pessoais para cumprir com prazos e não decepcionar ninguém.

Todos os empreendimentos que realizaram foram rigorosamente entregues na data, ou muitos deles até mesmo antes do prazo previsto, mostrando toda a competência e qualidade da Báscara, esses são momentos marcantes na vida de Tiago, da sua mãe Lenise Frare, da empresa como um todo. Ver a satisfação do cliente quando recebe as chaves de um imóvel, são emoções que servem de combustível para lançar-se a novos desafios.

Tiago Frare Machado, e Lenise Frare construíram juntos uma empresa sólida, com um campo enorme para crescer, principalmente pela confiança e seriedade que transmitem, num mercado extremamente concorrido. Atualmente eles têm clientes de todas as partes do mundo, pessoas que muitas vezes compram para investir, sem saber exatamente onde vai ficar a obra, pessoas que não acompanham fisicamente o processo todo, mas que confiam naquilo que a Báscara promete entregar. E entrega.

– “A Báscara, é uma empresa firme, sólida, saudável, que mantém uma linha constante de crescimento” – comenta Tiago. Há alguns projetos em fase de aprovação, e um estoque de terrenos que esperam obras futuras. Essa solidez dá um grau importante de confiança para os clientes e faz cada vez mais a Báscara Construtora conquistar espaço no mercado.

A mãe, sócia e amiga, dá um depoimento que beira à emoção, pela sinceridade, grandeza e amor expressado nele: – “Os pais sempre procuram ensinar o melhor da vida aos filhos, mas quero dizer que aprendi muito com Tiago; ele me ensinou a superar muitas coisas, porque sempre esteve ao meu lado”.

Lenise Frare vê no filho um homem que age com sensatez, muito carismático e que tem uma força empreendedora incrível. Lembra que quando ele tinha 15 anos, ela e o pai apoiaram sua decisão de viver em Balneário Camboriú, longe da família, apostando na sua vida de atleta. Olhando assim, depois de tantos anos, entendendo como o mundo é perigoso para os jovens, principalmente se estão longe dos pais, acredita que foi uma decisão corajosa e que prova a maturidade de Tiago, já naquela época. Ele se dedicou plenamente ao esporte, não teve uma vida considerada normal para aquela idade, só entrou numa discoteca, por exemplo, depois dos 18 anos, quando a maioria dos jovens já estavam nessa idade há muitos anos frequentando esse tipo de evento.

Sua mãe, esteve com ele desde o começo da sua história como empresário, como empreendedor. Desde os primeiros momentos, dividiram as tarefas e cada um se encarregou de um setor. Se há divergências entre eles, não chegam a ser percebidas, porque resolvem tudo antes que se transforme num problema. Há muito diálogo, há muito amor envolvido e uma harmonia construída ao longo de muitos anos, além da relação familiar.

Paulo Iberê Machado, seu pai, que até hoje mora em Bento Gonçalves, conta como foi o começo de Tiago no esporte, destacando que ele começou tardiamente, mas se esforçou para chegar ao nível dos outros jogadores, que tinham começando muito antes a treinar. Um traço marcante do filho, segundo ele até hoje, é a determinação. Vê o filho como um grande empreendedor, dirigindo uma empresa sólida, com o pé no chão, partindo de uma primeira obra complicada, e transformando o limão em limonada. Para ele, Tiago é uma pessoa humilde, trabalhadora e muito humana. Desde que saiu de casa, Tiago e seu pai mantiveram uma relação diária de conversas, mesmo a distância.

Tiago Frare Machado casou-se com Lailane Lazarotto em junho de 2018, em Las Vegas (EUA). Para ele foi amor à primeira vista. Eles se conheceram através das redes sociais e no primeiro encontro, virou amor. Ela morava em Joaçaba, formada em odontologia, trabalhava na sua área, enquanto ele permanecia tocando seus negócios em Balneário Camboriú. Em pouco tempo, tudo se encaixou perfeitamente e já não puderam pensar numa vida longe um do outro. Finalmente, ela fez as malas e veio morar em Balneário Camboriú, ao lado do seu esposo. Dessa união, nasceu seu primeiro filho, Vicente.

Lailane Lazarotto Machado comenta sobre o marido e sobre a Báscara: – “Ele é determinado, inteligente, honesto e muito criativo. Um empreendedor nato, muito focado e destinado a ter sucesso, trabalhando num mercado muito concorrido. Ele está sempre procurando inovar, procurando nichos novos, propostas novas, tanto no ramo da construção como em outros projetos nos quais ele está trabalhando. A Báscara é uma empresa familiar que vem se destacando, cada vez mais, no ramo da construção. Ela tem credibilidade no mercado e isso é muito importante para conquistar novos mercados”.

Tiago comenta que até os 30 anos viveu intensamente o trabalho, até porque não tinha outra opção. Atualmente consegue administrar melhor o seu tempo, dando valor à família, à mulher e ao filho, viajando sempre que pode, e mesmo assim sempre em busca de novos negócios, ou dedicando-se aos já existentes.

Tiago também se dedica ao seu novo projeto, o Club M Brasil, um clube privado de negócios, onde através da sua grande rede de relacionamento conseguiu reunir pessoas dos mais variados segmentos, porém com o mesmo objetivo, buscarem o crescimento tanto pessoal quanto profissional, através de troca de experiências, contatos e networking. Para melhor recepção de todos os membros, Tiago constituiu uma sede própria para o clube localizada na Praia Brava, onde são realizadas as reuniões. – “Na era da intensa comunicação digital entre as pessoas, entendemos e sentimos falta da reaproximação presencial, do “olho no olho” e desse relacionamento mais próximo que pode ser fundamental para o crescimento profissional e pessoal da sociedade como um todo”, analisa Tiago.

Tiago Machado se vê como um visionário, satisfeito com aquilo que conquistou, mas sempre vislumbrando a possibilidade de avançar mais. Essa motivação não é apenas pelo lado financeiro. Sua mente inquieta quer descobrir novos nichos, e para isso ao lado dos amigos e sócios André Ferla, André Santos (atleta de futebol) e Léo Moura (também atleta de futebol) fundou a empresa Flesh Aceleradora, onde estudam possibilidades de negócios em diversos segmentos, e entendendo ser um negócio promissor, efetuam o investimentos que muitas vezes vai além da parte financeira, mas também se envolvendo em todo o processo e gestão da empresa a ser acelerada.

Também mantém investimentos em outros setores, como o mercado financeiro, por exemplo.

Tiago Machado tem alma e fibra de empreendedor. Sua mente inquieta não para. Ele enxerga longe. Lembra que era um jovem negociando com pessoas mais experientes, conseguiu vencer cada etapa, cada desafio, transmitindo seriedade, confiança, responsabilidade. Assim se constrói o mundo, não só com tijolos e argamassa. Em cada parede que se ergue há muito mais que isso. Ele soube captar toda a intensidade dessas ilusões e desejos e transformar em realidade.

Desta mesma forma como constrói prédios, moradas e sonhos, vai construindo sua vida, sem se afastar dos princípios que seus pais lhe transmitiram. Os sonhos de outros e os seus próprios sonhos se misturam e nascem obras que transformam todos os desejos, ilusões, intensas emoções na mais pura e palpável realidade com responsabilidade, ética e muita dedicação.

Esse é Tiago Machado, um jovem de sucesso, inspirador e que provou não haver limites para seus sonhos, dia a após dia, tornando-os realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *