Sarcopenia e dinapenia (diminuição de massa muscular e força, respectivamente) são graves problemas de saúde que aumentam o risco de doença e deficiência em nossas sociedades que, no geral, envelhecem rapidamente. O declínio relacionado com a idade na massa muscular é complexo e multifacetado.
No entanto, propõe-se que, ao se engajar em estratégias nutricionais e de exercícios apropriados, como um maior consumo de proteínas de alta qualidade e a participação treino resistido, os idosos podem sustentar parcialmente a massa e a função do músculo esquelético melhorando a qualidade de vida. Assim, os dados analisados no artigo do Stuart Phillips, 2015 mostram que os aprimoramentos da massa e da função do músculo esquelético induzidas pelo treinamento podem ser alcançados pela suplementação com proteína e creatina.
Os dados também sugerem de que a classe n-3 de ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3) podem tornar o músculo esquelético mais sensível aos efeitos anabólicos do treino de resistência e da alimentação. A sensibilidade é reduzida na síntese de proteínas miofibrilares nos indivíduos idosos quando se alimentam com doses baixas de proteínas. Então, o aumento do conteúdo de ômega-3 na dieta pode ser um dos métodos para combater a sarcopenia e condições semelhantes.
Chamamos a atenção para um aminoácido que parece ser chave nesse processo, a Leucina. Estudos que usaram β-HMB com ou sem outros aminoácidos sugerem efeitos sobre a massa muscular, sem indicação de melhorias na função muscular. Além disso, aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade de ingestão diária de proteínas, especialmente quando combinadas com o treinamento, também podem ser eficazes.
Por @markofortes
– Nutricionista – Universidade Anhanguera
– Professor de Educação Física – Universidade Estadual de Londrina
– Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação – Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
– Especialização em Fisiologia do Exercício – Universidade Gama-Filho
– Especialização em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva – Universidade Estácio de Sá
– Mestre e Doutor em ciências (na área da Fisiologia Humana) – USP
– Autor de Livros, Capítulos e Artigos
– Professor universitário
– Palestrante