KELLY FERNANDA DA SILVA

PIZZARIA BRASIL – Das cinzas ressurge

Conhecido por um dos destinos mais buscados pelos brasileiros para visitas turísticas por conta da conhecida internacionalmente Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu foi a cidade em que Kelly Fernanda da Silva, filha de Lucimara Tonial e Paulo Sérgio, nasceu. Cidades turísticas sempre foram presentes na vida de Kelly, que viveu a maior parte de sua história em Balneário Camboriú, que é conhecida também internacionalmente pela sua beleza, pelos prédios de alto padrão.

Ela nasceu no dia 5 de dezembro de 1987, mas logo cedo se deparou com um fato que infelizmente, parecia cotidiano no século IX, onde muitos casais se separavam precocemente, como aconteceu com os pais de Kelly, Lucimara e Paulo Sérgio, mas como era muito jovem não possui tantas lembranças, já que tinha apenas quatro anos de idade. Kelly nunca teve muito contato com o pai, mas com a família dele sim, eram interligadas, pois as irmãs de sua mãe casaram com os irmãos do pai, então a família ficou com os laços entrelaçados, querendo ou não.

Quando criança possuía duas versões de si mesma, a tranquila e a brigona, duas versões um tanto quanto diferentes, na escola ou fora dela, principalmente com as próprias primas era muito autoritária, queria mandar e desmandar em todas, mas ao mesmo tempo tinha dias que era exatamente ao contrário, gostava de sossego.

Em uma época diferente, sem tecnologia, mais feliz e alegre para os que puderam vivenciar dessa experiência, crianças brincavam até cansarem, ou até os pais mandarem voltar pra casa, fato que deixa saudades na maioria das pessoas. Apesar da característica mandona, se dava muito bem com os amigos, que não eram poucos, como sempre foi muito introvertida fazia amizades muito rápido e logo estava correndo pra lá e pra cá.

Lá pelos seus dois ou três anos foi morar em Balneário Camboriú, com sua mãe, mas teve algumas idas e vindas a sua cidade natal, aos seis anos voltou para Foz do Iguaçu e aos quatorze anos foi morar novamente em Balneário Camboriú, dessa vez em definitivo, junto com a mãe, padrasto e irmãos, era a única filha de Lucimara e Paulo, mas em outros relacionamentos teve mais três por parte de mãe e quatro por parte de pai, era a mais velha dentre eles.

Na escola nunca foi daquelas alunas que tirava nota dez em todas as matérias, gostava muito de escrever, então se dava bem com matérias como português e história, já o seu ponto fraco eram os cálculos e números, mas mesmo assim não reprovou nenhuma vez e se dava muito bem com todos os professores. Na escola, continuava com o mesmo perfil de criança, com sua fama de brigona, principalmente com os meninos nessa fase. – “Ainda tenho um pouco de contato com o pessoal do terceiro ano do segundo grau, e sempre me lembram que eu era o terror dos meninos, sempre brigava com eles”. Brinca Kelly.

Ainda no ensino médio, mais precisamente no final dele, não sabia se iria entrar em algum curso na faculdade, só sabia de uma coisa, adorava o ramo da beleza, mas não possuía o dom para trabalhar ou atuar nessa área. Estudava de manhã e trabalhava durante a tarde e noite, em uma loja para ajudar tanto em casa quanto para conseguir suas coisas por conta própria, já que era independente desde cedo.

– “Desde pequeno sempre vi a Kelly ajudando a nossa mãe, sem reclamar, e levou isso para o trabalho, gosta de ajudar os outros e também orientar, quer sempre tirar o melhor de todo mundo, até hoje”. Lucas Tonial, irmão de Kelly.

Nesse mesmo período conheceu através de um primo, Kleber Chaves, pelo qual se apaixonou, namorou, se casou e vive até os dias em que esta biografia é escrita, em 2021.

Passado um certo tempo e cansou de trabalhar na loja, decidindo buscar novas oportunidades. Em um dia esporádico conheceu e conversou com um dono de uma pizzaria que necessitava de uma contabilidade, sem pensar duas vezes indicou o serviço de seu namorado, Kleber, que trabalhava no ramo junto a empresa do pai.

Esse mesmo empresário dono de pizzarias procurava um sócio para abrir uma nova filial em Balneário Camboriú e ofereceu a oportunidade para o casal, Kelly e Kleber, que de início não aceitaram, afinal Kleber trabalhava como contador e Kelly não possuía experiência como empreendedora, era algo que assustava os dois, uma proposta inesperada para jovens sonhadores que nem imaginavam serem donos de algo próprio.

Depois de insistentes pedidos e mais de três reuniões com o empresário, decidiram arriscar, o fato de que Kelly não estava empregada e o investimento para a época não ser tão alto, facilitou a negociação.

Nesse momento iniciou-se parceria, surgia a Pizzaria Brasil. Mas nenhum começo é tão fácil como muitos pensam, com apenas três meses o sócio deixou o negócio, mesmo indo até certo ponto bem, o que acabou dificultando as coisas para Kelly e Kleber, já que o empresário dava uma segurança, era quem mais conhecia sobre o ramo das pizzarias. Aqui tiveram que tomar a primeira grande decisão como empresários, ficaram em uma encruzilhada, vendiam a empresa, o que não pagaria nem o investimento inicial ou ficariam com o negócio e se esforçariam para fazer dar certo. A opção escolhida foi a segunda, por grande influência de Kelly, já que o namorado ainda trabalhava com o pai e tinha sua renda garantida.

A separação da sociedade foi bastante difícil, uma pizzaria de tele-entrega precisa de experiência e muita divulgação, as coisas começaram a ficar difíceis, chegaram a vender em uma noite apenas duas pizzas, fazendo com que dia após dia pensassem e repensassem se realmente era o que desejavam para o futuro, não sabiam nem se conseguiriam pagar o aluguel no final do mês.

Kelly ia mais cedo para a pizzaria, preparava e organizava tudo, Kleber saia do emprego da contabilidade e ia fazer as entregas, assim foi por um longo período, até que a pizzaria começasse a ganhar realmente uma fatia desse mercado.

– “A Kelly é uma mulher muito humilde e determinada, se eu pudesse definir ela em três palavras seriam: guerreira, ousada e honesta”. Comenta o marido Kleber.

A pizzaria inicialmente ficava localizada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Avenida do Estado, então possuía uma boa visibilidade e circulação de pessoas, mas só localização não basta, precisavam investir tempo e dinheiro em divulgação para atrair mais e mais clientes. A Pizzaria Brasil ficou nesse mesmo ponto por seis anos.

Uma situação engraçada e um tanto peculiar, é que todas as pessoas da família de Kelly possuem ou trabalham com algum comércio de alimentos.

Em 2014 uma nova porta se abriu, pagavam aluguel na sala de Balneário Camboriú e inesperadamente receberam uma proposta de comprar um local fixo em Camboriú, onde ficava localizada uma antiga pizzaria que havia fechado. Mesmo sabendo que seria um trabalho árduo para pagar o terreno e reformar o empreendimento, decidiram colocar não só seus esforços nessa oportunidade, como também toda a reserva de dinheiro que conseguiram nesses anos.

Durante esse período de transição, de Balneário Camboriú para Camboriú, ficaram por um tempo administrando os dois locais, mas isso por um breve período de quatro meses, até perceberem que seria inviável e até as obras do empreendimento de Camboriú ficarem prontas.

Um dos grandes medos dessa mudança era justamente se os clientes da cidade turística continuariam comprando com a empresa, mas felizmente conseguiram fidelizar eles, até o momento possuem clientes que compraram lá no início da pizzaria, não somente de Balneário Camboriú, mas também cidades vizinhas, como Itajaí.

De um negócio que simplesmente surgiu do nada, de uma proposta que nunca imaginariam que aconteceria, surgia uma empresa que faria parte da vida de Kelly e de tantas outras famílias.

A maior dificuldade que passaram foi justamente nesse início em Camboriú, já que toda a reserva de dinheiro que possuíam foi investida no terreno e a cada dia que passava novos problemas com o empreendimento surgiam, fazendo os gastos e dívidas só aumentarem, o dinheiro estava escasso e os meios para conseguir mais também estava ficando esgotada, fazendo com que não somente o esforço físico chegasse ao limite, mas o mental também, tanto que em certo período Kelly não conseguia nem dormir preocupada com o futuro do empreendimento.

Ainda assim superaram esse empecilho, mesmo que muitas vezes tiveram que pedir um tempo a mais para pagar parcelas e prestações. Agora com tudo devidamente quitado, empreendimento reformado e tudo alinhado, é hora de fazer o negócio rodar corretamente, certo? Não foi bem assim que aconteceu, ela, guerreira, teria que superar o maior obstáculo da sua vida!

Kelly acabou ficando doente repentinamente, dores de cabeça começaram a acompanhar e a minar toda sua energia, ninguém sabia o que era o problema. Sua saúde estava em risco e os médicos não conseguiam descobrir o que havia de errado, até que por insistência de seu marido foram feitos exames mais complexos e descoberto um inchaço em 98% das veias do seu cérebro, que a qualquer momento poderia acarretar em um problema fatal, como um AVC.

– “Eu fui carregando todos os problemas da empresa comigo mesma, era muita coisa pra mim sozinha, na hora que conseguimos equilibrar as finanças e deixar a empresa nos trilhos, estourou o estresse, onde 98% das veias do meu cérebro estavam inflamadas”. Relembra Kelly.

O estresse foi tão forte que deixou marcas até os dias atuais (2020), os dias estão cada vez mais rápidos e exigentes. Ainda mais para ela, que faz grande parte das atividades como comprar, pagar, receber, contratar, demitir e organizar toda a empresa.

Mas guerreira do jeito que é, superou todas as dificuldades e não se abalou, continuou em busca de uma melhor qualidade de vida e sempre pensando em melhorar a pizzaria.

– “Foi uma das piores fases das nossas vidas, quando a Kelly começou a se sentir muito mal do dia pra noite, com muitas dores de cabeça, enjoos e desmaio, e a coisa só piorava, levei ela várias vezes ao médico e diziam que era apenas uma enxaqueca, até que um dia ela passou extremamente mal, achava até que iria morrer, desesperado levei ela para o hospital, onde ela desmaiou, deram diversos remédios fortíssimos, até morfina e nada resolvia a dor de cabeça, mesmo assim queriam mandar ela pra casa e eu não deixei, até que a internaram e fizeram diversos exames para tentarem descobrir, quando um médico particular resolveu fazer um exame detalhado do cérebro, encontrando o problema. Kelly é uma verdadeira guerreira, meu orgulho por ela é tão grande que não existem palavras para expressar”. Kleber comenta sobre o fato.

Problema encontrado, foco de volta ao empreendimento, lógico que agora tentando manter a tranquilidade, aos poucos foram construindo o sucesso, pegando um pedaço do ramo em Camboriú, se esforçando para fazer o negócio ser o melhor possível, agradar o máximo de clientes e levar em forma de pizza muita felicidade para os munícipes.

– “Eu nunca fui de pensar no que os outros concorrentes fazem, como cada um tem seu gosto, eu prefiro focar as minhas energias no que eu faço, sem ficar criticando ou menosprezando os demais, quero sempre ser a melhor que eu puder, a matéria-prima, na minha forma de trabalhar, tentando da melhor maneira possível agradar os clientes, sempre falo para o pessoal que trabalha conosco que devemos atender o cliente da maneira que nós mesmos gostaríamos de sermos atendidos, talvez esse seja o grande segredo da Pizzaria Brasil”. Comenta Kelly.

Após consolidar a nova casa em Camboriú, conquistar e fidelizar os clientes, o DNA ousado, corajoso, fez Kelly mais uma vez arriscar e se reinventar, em 2019 abriram uma nova casa, uma filial, a Hamburgueria e Pizzaria Brasil, no Centro de Camboriú.

– “Depois dos problemas que eu tive com a primeira Pizzaria Brasil nunca me passou pela cabeça abrir uma segunda, mas por se tratar de um lugar muito bem situado, que eu já gostava e coincidiu com um momento muito bom que estávamos vivendo, então uni o útil ao agradável e decidi ampliar o negócio”. Kelly sobre a oportunidade do novo empreendimento.

A negociação ocorreu muito rápido, diferente da primeira, em um dia a oportunidade apareceu, no outro já fecharam negócio e no próximo já estavam lá dentro do estabelecimento trabalhando.

Com uma pegada um pouco diferente da matriz, a filial trouxe ao cardápio também o hambúrguer, que também fez com que o trabalho e a responsabilidade aumentassem.

Para Kelly foi ainda mais difícil, já é complicado administrar uma empresa no Brasil, quem dera duas. É impossível uma pessoa estar fisicamente em dois lugares ao mesmo tempo, e encontrar alguém qualificado e de confiança para gerenciar um dos empreendimentos também é extremamente difícil. A maioria das pessoas sabem exercer suas funções, mas acabam esquecendo-se de pequenos detalhes.

Como tudo na vida, devemos nos adaptar, nada é fácil, mas com esforço todos conseguem alcançar o resultado desejado, Kelly tenta se dividir, mas agora conta com uma equipe boa em ambas as empresas, motivo que lhe dá uma maior tranquilidade na hora de saber que a qualidade das duas estão como deveriam estar.

Quando com seus esforços conseguiu comprar sua primeira casa, viu que estava no caminho certo, que todo o suor derramado tinha valido a pena, que o futuro seria brilhante se mantivesse o mesmo foco, no cliente.

Em 2021, a Pizzaria Brasil e a Hamburgueria e Pizzaria Brasil possuem equipes treinadas, que se dedicam e buscam o bem para a empresa.

– “A Kelly é uma mulher diferenciada, que está sempre pra frente, principalmente neste último projeto de montar a hamburgueria, onde muitos que lá já passaram desistiram, ela se supera e toca ficha, mudando, inovando e mostrando qualidade”. Diz Cleberson Martins, fornecedor de produtos para a Pizzaria e Hamburgueria Brasil.

Kelly em 2021 ainda não consegue tirar muito tempo para si, meio que de certa forma forçada, só consegue parar um pouco para se exercitar, já que foi instruída pelo seu médico a evitar novos estresses e problemas que deixassem sua saúde em risco. Gostaria também de ter mais tempo para passar com seu filho, espera que logo consiga se dedicar mais a si mesma e a família.

A vida sempre foi tão corrida que até sua gestação foi uma surpresa, mesmo que quisessem ter um filho, Kelly só ficou realmente ciente de que estava grávida em uma reunião com os amigos, onde se viu cansada ao extremo, tendo que se deitar, coisa que jamais tinha acontecido, e ao mesmo tempo uma vontade de comer enorme, pra tirar a dúvida fez o teste de gravidez e descobriu que o resultado era positivo, mesmo já estando no terceiro mês de gestação.

– “Se eu puder resumir toda a trajetória dela até o momento, diria que é uma história vitoriosa, uma mulher honesta e muito trabalhadora, merece ter o que tem. Tudo que tem foi conquistado com muita coragem”. Finaliza Kleber.

Para o futuro, quer ampliar a Pizzaria Brasil, adicionar um ambiente onde possa receber mais clientes com conforto e qualidade.

– “Tenho uma amiga que me disse que a Fênix é um pássaro que renasce das cinzas quando ninguém espera, com toda sua garra e beleza, muito mais forte que a versão anterior, e às vezes eu me vejo como uma, as vezes estou simplesmente esgotada, mas nunca vou deixar de levar e tentar ser a inspiração para as pessoas a minha volta, porque nada acontece por acaso”. Finaliza Kelly.

Kelly mostrou-se uma mulher guerreira, que passou por diversas dificuldades e as superou de um jeito exemplar, uma mulher que não reclama e que enfrenta tudo, o sucesso que possui hoje veio através do suor, sabe que as pequenas coisas da vida fazem total diferença, sua determinação só nos mostra que sem sombra de dúvidas chegará e conquistará o que desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *