NOVAMICROWAY

Com inteligência, ele chegou lá

Sandro Luis Marques, proprietário da NovaMicroway, nasceu em Lages. Filho de Leonir Marques e Márcia Helena, era muito tímido e concentrado quando criança. Desde pequeno era muito competitivo em jogos.

Diferente das outras crianças, que costumavam passar a infância inteira correndo para lá e para cá, Sandro amava ler gibis, livros e assistir muita televisão, o que lhe deu uma excelente base para ser um ótimo aluno na escola, tirando nota dez constantemente. Ainda jovem, descobriu uma das suas paixões: o esporte que abriu várias portas e o ajudou a desenvolver diversas práticas sociais. Jogou futebol e tênis de mesa, destacando-se nas duas modalidades, participando de competições como os Joguinhos Abertos, Moleque Bom de Bola e Jogos Citadinos.

Na escola, passou tranquilamente pelo ensino médio, sempre com notas excelentes. Aos 17 anos não perdeu tempo e ingressou na faculdade, primeiramente no curso de Ciências da Computação pela UNIVALI. Posteriormente também realizou o curso de Administração em 2013 e em 2018 finalizou a sua especialização (MBA) em Marketing Digital pela FGV.

Durante o período de início da vida adulta, Sandro teve várias experiências profissionais, até que finalmente decidiu empreender. No fim de 2001 conheceu o amor da sua vida, Franciele Rauber com quem é casado até hoje e com a qual teve sua primeira filha, Lavínia (uma inspiração para ele).

Passou por anos turbulentos nessa época, tendo uma filha para criar e ainda jovem. Lembra muito bem do dia 23 de novembro de 2004, quando abriu seu primeiro empreendimento: um posto telefônico com a tecnologia VOIP (voz sobre IP), pioneiro na cidade de Balneário Camboriú.

A experiência que teve com esse posto foi de um valor enorme. Ali aprendeu bastante sobre o mundo do empreendedorismo, percebeu também como esse mundo era duro. Outras perceberam a força da nova tecnologia e entraram nesse novo nicho, tendo em vista ganhar parte desse mundo que era inédito.  A tecnologia abria novos caminhos.

Para ajudar a pagar os custos da baixa temporada do posto telefônico, em 2005 surgiu a oportunidade de entrar no ramo da informática, abrindo uma franquia da NovaMicroway, escola de informática. Ali, no começo, atuava como instrutor. Um ano se passou e percebeu que ali estaria sua principal fonte de renda se conseguisse se concentrar totalmente nela. Decidiu então focar só nessa empresa, deixando sócios e colaboradores cuidando do posto telefônico. Inicialmente focou todas suas energias em desenvolver processos para diminuir as desistências dos cursos e aumentar o faturamento. Foram diversos estudos, projetos e reuniões para no mesmo ano aumentar em 40% os lucros.

Mesmo assim, não estava satisfeito, queria atingir os alunos das escolas públicas em geral, vieram muitos empecilhos nessa tentativa até conseguir, já que dependia de equipes de macro divulgadores que só realizavam o serviço duas vezes ao ano. Logo percebeu problemas na sua estratégia de crescimento, estava apenas com um público-alvo, ticket médio era baixo, além disso, possuía uma alta taxa de evasão, as crianças desistiam.

Sandro se esforçava, não perdia as esperanças, trabalhavam em um ciclo infinito buscando soluções. Estava tendo a maior ocupação nos computadores no começo do ano e ao longo dos meses os alunos iam saindo, sendo necessário achar outras formas de chamar mais pessoas para ocuparem os espaços vazios.

Em 2008 decidiu mudar o local da escola, pois o aluguel da sala que era localizada na Av. Brasil dobrou, a avenida era a principal via comercial da cidade. Esse fato fez com que ele tivesse que tomar uma grande decisão, se desfazer dos outros dois ativos que geravam seus lucros, o posto telefônico e uma lan house que possuía para dedicar-se integralmente e exclusivamente à NovaMicroway. Pensava em desenvolver novas estratégias que tornassem o negócio sustentável.

– “Sandro é uma pessoa de personalidade forte, que possui valores bem definidos e os defende a qualquer custo, é coerente com as causas que acredita e possui uma capacidade enorme de engajar e desenvolver profissionalmente as pessoas que o acompanham. Preza muito pelo bem da sua família. Como amigo é extrovertido e sempre positivo em momentos difíceis”. Palavras de Rafael Rocha, sócio e amigo de Sandro.

Ainda no mesmo ano que se desfez dos outros negócios, mudou o empreendimento para a rua 1500, que também é conhecida pela alta quantidade de empresas e circulação de veículos, fazendo o faturamento da empresa duplicar, com o agregado de que o aluguel era muito mais barato. – “Aqui vai uma dica para quem quer empreender, o foco é o maior aliado do sucesso”. Comenta Sandro.

Meses antes de mudar a sede da empresa, vinha percebendo que a terceira idade, a famosa “melhor idade” ganhava força nas aulas de informática e buscavam coisas mais simples, itens básicos da internet usados no dia a dia das pessoas, como ligar o computador, abrir um navegador, pesquisar notícias, escrever por meio de um editor de textos Word e outros, então decidiu abrir uma sala da NovaMicroway para esse público. Foi o maior sucesso, lotaram rapidamente a sala e as aulas eram repletas de trocas de conversa e aprendizado.

Ao mesmo tempo para manter e aumentar as crianças das escolas públicas, desenvolvia parcerias com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI, onde ofereciam workshops gratuitos para os alunos em trocas das listas de participantes da faculdade. Desse modo conseguiram o famoso know-how, que nada mais é que a mão de obra especializada que precisavam para abrir novos cursos avançados na área de projetos digitais – renderização com v-ray (software de renderização que utiliza técnicas avançadas para o desenvolvimento de projetos 3D).

Com o passar do tempo foram fidelizando esses públicos, já possuíam três bem definidos, eram estudantes de escolas públicas, pessoas na “melhor idade” e os universitários.

Até 2013 foi assim, mas Sandro decidiu então diminuir um pouco a divulgação nas escolas públicas, que já não possuía mais o mesmo rendimento que em anos anteriores, até mesmo porque a tecnologia começou a ganhar muita força nessa época, a internet já era comum nas casas dos brasileiros e os smartphones já estavam nas mãos dos alunos.

Sandro sabia que não poderiam ficar para trás, o mundo começava a acelerar, a se modernizar, a tecnologia avançava mais forte do que nunca. Foi então em 2014 que decidiu iniciar o projeto de Robótica Educacional em colégios particulares. Percebeu logo que esse ramo era perfeito para estudantes que tinham entre sete e treze anos e que tinham muito interesse por tecnologia. A ideia era boa, muitos interessados, mas não trazia o lucro almejado, já que as aulas eram realizadas na própria escola, similar a esportes como futebol e vôlei em contraturnos.

Mesmo sendo baixo o faturamento dos públicos distintos, Sandro juntou o máximo que podia para inaugurar o curso de alta tecnologia que apresentava conceitos básicos de geometria, matemática e física.

O trabalho estava sendo feito, eram dez, doze, quatorze horas de trabalho todos os dias da semana, mas os resultados não eram satisfatórios.

A primeira grande virada da empresa ocorreu em 2014, com a fusão da antigamente conhecida como MicroWay com a Nova Educação Profissional, nascendo assim a NovaMicroWay. Como já havia produzido diversos cursos, Sandro conseguiu colaborar com muito conhecimento. Ele teve contato com diversas escolas do Brasil, adquirido conhecimento e levando o que havia de melhor para a NovaMicroWay, alcançando destaque no cenário nacional.

Para melhorar ainda mais sua vida, que começava a colher os frutos do árduo trabalho de anos, em 2015 teve sua segunda filha, Carolina Rauber Marques.

– “Tivemos um fim de ano na escola bem abaixo das expectativas e não tínhamos muita esperança para o começo do ano, mas com uma visão muito apurada, visando as necessidades dos clientes, Sandro, juntamente a equipe, fez com que aquele ano fosse o melhor ano da escola”. Afirma Douglas Zagoto, que foi aluno e colaborador da empresa.

– “Sandro é um ótimo comunicador, suas ideias são sempre inovadoras, está sempre aberto a sugestões. Persuasivo e ao mesmo tempo empático e carismático, tem orgulho da escola e de tudo que construiu, quando ele fala da sua empresa seus olhos brilham. Ele consegue criar um ambiente que poucos conseguem, sem ser aquele chefe contra o funcionário, e sim os dois caminhando lado a lado para melhorar não só empresa, mas também o lado pessoal e profissional de cada um”.  Destaca Francielle Hilbert, responsável pelas criações de conteúdo para a NovaMicroWay.

Um dos momentos mais marcantes dessa longa jornada foi quando ganharam o reconhecimento da matriz como os melhores franqueados do Brasil, concorrendo com outras franquias muito mais antigas e maiores.

A NovaMicroway se destacava no mercado. Possuía diferenciais importantíssimos como o início imediato, a pessoa se cadastrava e já começava o curso, sem filas de espera, os horários eram flexíveis, então o aluno escolhia o melhor horário para estudar, sempre com o acompanhamento de instrutores durante as aulas.

– “Em 2020, com a pandemia do COVID-19 (coronavírus), a escola teve que se adaptar de forma rápida, Sandro não mediu esforços em unir sua equipe e inovar mais uma vez. Por mais que já estava em seus planos adaptar a escola física e a levar também para o mundo digital, teve que adiantar esse processo devido as restrições governamentais. Não perdeu tempo, buscou as melhores opções e soluções para os seus instrutores e alunos, que devido ao isolamento social obrigatório, não podiam estar fisicamente na escola. Não criou apenas cursos on-line e sim uma nova metodologia exclusiva, desenvolvidas por professores altamente capacitados e treinados”. Finaliza Francielle Hilbert.

Hoje a NovaMicroWay é uma empresa madura, consolidada no mercado, e que possui a vontade de crescer cada vez mais, pretendem se especializar nos treinamentos presenciais e a distância. Certamente, isso não será um grande obstáculo perto do que Sandro e sua equipe já conquistaram, vão conseguir e se tornarão referência nessas novas áreas.

– “Mesmo vivendo o choque com o coronavírus, meu pai tem a convicção sobre o serviço que oferece, da qualidade fornecida ao propósito envolvido em reinventar a educação, por isso desde a primeira semana de quarentena trabalhou de casa intensamente envolvido em cada lead, ao mesmo tempo que buscou qualificação para entender no que a NovaMicroWay pode agregar ainda mais aos alunos e em novas maneiras de mercado. Portanto, é um desafio que já vem sendo superado. Acredito que o levará a patamares ainda não descobertos, níveis ainda não alcançados”. Lavína Rauber, filha de Sandro.

Em 2020 a NovaMicroWay já disponibilizava mais de 40 cursos de especialização, como cursos de design gráfico, projetos digitais, pacotes office e muito mais. Possuem ainda uma metodologia de ensino exclusiva e pioneira que é a dual system, onde o aluno em uma tela do computador tem o ensinamento teórico e em uma segunda tela (monitor), coloca em prática tudo o que aprendeu, sempre com um instrutor por perto para tirar eventuais dúvidas.

Como o próprio lema de missão da empresa diz “transformar a vida das pessoas por meio da inclusão digital e capacitação profissional”, algo que já vem acontecendo, a NovaMicroWay já capacitou e deu a oportunidade a milhares de pessoas de ingressarem no mercado de trabalho, com conhecimento prático e sabedoria.

Sandro é inquieto, honesto e inteligente. Ama sua família incondicionalmente, faz tudo por ela. Não há dúvidas que a NovaMicroWay vai viver longos e bons anos, ajudando a capacitar milhares de pessoas, criando um futuro para seus alunos. Afinal, sabemos que a educação é a base de tudo. E disso a NovaMicroWay cuida muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *